Imposto de Renda: as vantagens de enviar a declaração no início do prazo
No caso de quem tem imposto a pagar, o maior risco de deixar para o final é se desorganizar e perder o prazo
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 começou em 15 de março e vai até 31 de maio. Mesmo com mais de dois meses para prestar contas com a Receita Federal, tem muita gente que acha melhor deixar tudo para última hora. Mas será mesmo vantajoso? Especialistas apontam que não.
O professor Deypson Carvalho, coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), lista algumas das vantagens de declarar no início do prazo: “Se a declaração tiver de ser retificada, o contribuinte poderá continuar escolhendo a melhor opção de tributação, seja pelas deduções legais ou desconto simplificado. Daí a importância de se entregar a Declaração à Receita Federal o quanto antes”.
Elton Monte, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, ressalta que só “vê vantagens” em entregar antes a declaração:
- Novo lote de restituição do IRPF será liberado segunda: Saiba como consultar
- Consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda abre esta semana
- MEI tem direito ao Auxílio Maternidade; veja como fazer o pedido no INSS
- Golpe do Pix na restituição do Imposto de Renda: veja como se proteger
“Você entra na lista de prioridades porque entregou logo no início. E vai entrar logo em seguida, atrás de quem tem 80 anos ou mais, 60 anos ou mais, deficientes e portadores de doenças graves. No início do ano, a gente tem alguns alguns débitos, custos extras, como IPVA, IPTU, material escolar, e às vezes vai ao banco recorrer a empréstimos com a taxa de juros bem mais alta, sendo que você teria esse dinheiro retido que acabaria ajudando também nessas despesas de início de ano”.
Deypson ressalta que há vantagens, em alguns casos, mesmo para quem tem valores a pagar no IR, já que o dia do primeiro pagamento é o mesmo:
“Para os contribuintes que terão Imposto de Renda complementar a pagar, o vencimento da quota única ou a partir da primeira quota será em 31/05/2024. Portanto, o contribuinte que quiser optar pelo débito automático em conta corrente terá de entregar a sua declaração, no máximo, até o dia 10 de maio de 2024. Se essa condição não for necessidade fundamental para o contribuinte, ele poderá, sim, deixar para entregar a sua Declaração de Ajuste Anual mais para o prazo final de entrega, utilizando-se de outros meios para pagamento do tributo”, comenta.
No caso de quem tem imposto a pagar, o maior risco de deixar para o final é se desorganizar e perder o prazo.
Mais dicas sobre o Imposto de Renda 2024
Imposto de Renda 2024: com nova tabela, veja quem fica isento neste ano
11 mudanças na declaração do IR 2024 para ficar atento
Imposto de Renda 2024: como fazer a declaração em poucos minutos?
Saiba até quando entregar a declaração sem multa
IR 2024: Veja como baixar o programa gerador da declaração
Com informações da Agência Brasil.