Imposto de Renda: Conheça os tipos de declaração e saiba qual é melhor fazer
A grande diferença está na quantidade de dados a serem preenchidos e no cálculo das deduções dos impostos
A Receita Federal dá duas opções de tributação na hora de declarar o Imposto de Renda: a simplificada e a completa. A grande diferença está na quantidade de dados a serem preenchidos e no cálculo das deduções dos impostos.
A declaração simplificada garante a dedução automática sem necessitar de comprovação de 20% do valor do Imposto a ser pago. A dedução na declaração completa vai depender dos gastos do contribuinte. A pergunta que não quer calar é “qual é melhor”?
Quem responde é Mariana Campagnoni, professora de Ciências Contábeis e Finanças da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ):
- 3 passeios em Maragogi que provam que o melhor da vida é de graça (ou quase)
- Novo lote de restituição do IRPF será liberado segunda: Saiba como consultar
- Saiba qual é a melhor época para conhecer as belezas do Jalapão
- Precisa fechar um CNPJ MEI? Saiba como emitir a Declaração de Extinção
“Vai depender da situação do contribuinte. Se ele não possui muitos gastos dedutíveis com saúde e escolares, por exemplo, talvez seja mais interessante ele enviar a declaração pelo modelo simplificado, que não considera deduções legais. Geralmente é o caso de pessoas que não têm dependentes. Por outro lado, o contribuinte pode ter gastos dedutíveis significativos com ele e/ou dependentes. Nesse caso, talvez vale a pena a declaração completa”.
O professor de Ciências Contábeis Elton Monte, da Faculdade Anhanguera, reitera que o “melhor modelo” pode ser escolhido na hora da entrega da declaração:
“Na hora que você está montando o programa e faz todo o lançamento tanto dos rendimentos recebidos quanto dos pagamentos efetuados com despesa dedutíveis, que são as despesas com educação e saúde, ela traz a melhor opção. O próprio programa vai preenchendo e já vai detalhando qual é a melhor opção de tributação”.
“E aí você estando o com a sua declaração toda pronta, ele vai te trazer um demonstrativo aonde vai te indicar: “a melhor opção para você entregar é o modelo simplificado” ou “a melhor opção para você entregar é pelo modelo completo”. E claro, a gente vai escolher o que for melhor pra gente. Tanto para restituir imposto como para pagar o imposto, ele vai trazer a melhor opção. O contribuinte seleciona a que melhor se encaixa para ele e faz a entrega normalmente”.
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024 vai até o dia 31 de maio.
Mais dicas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2024
Imposto de Renda 2024: com nova tabela, veja quem fica isento neste ano
11 mudanças na declaração do IR 2024 para ficar atento
Imposto de Renda 2024: como fazer a declaração em poucos minutos?
Saiba até quando entregar a declaração sem multa
IR 2024: Veja como baixar o programa gerador da declaração
Com informações da Agência Brasil.