INSS está ligando para segurados? Saiba se é verdade ou fake
O INSS iniciou a convocação de nove mil segurados que aguardam há mais de 100 dias pela perícia médica para concessão do BPC
O processo de convocação de nove mil segurados que esperam há mais de 100 dias por uma perícia médica para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência foi iniciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele esta sendo feito via telefone.
O INSS está adiantando o procedimento para esse público específico por meio de ligações. Além disso, a comunicação sobre o agendamento dos atendimentos está sendo realizada pelo INSS através do telefone (11) 2135-0135 e também por meio do aplicativo Meu INSS.
Os segurados estão sendo notificados por e-mail ([email protected]) e por SMS através dos números 29230, 27030 ou 92716, vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo número 28041, pertencente ao INSS.
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Apesar dos esforços do INSS atender mais rapidamente essa parcela da população mais vulnerável, as faltas têm superado os agendamentos. Para se ter uma ideia, somente no dia 23 de novembro, das 79 pessoas que tiveram suas perícias médicas antecipadas, somente 18 compareceram. Se levarmos os dados desde que o programa iniciou, o número é maior: de 341 agendamentos, 91 compareceram. Ou seja, apenas 26,6%.
Para saber se o seu agendamento de perícia médica presencial foi antecipado basta acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O INSS está reforçando a comunicação devido às ausências nos agendamentos. Conforme informações do órgão, de um total de 341 agendamentos de perícias médicas antecipadas, apenas 91 segurados compareceram.
Durante a perícia, é necessário apresentar atestados, resultados de exames, laudos, receitas e outros documentos que possam ajudar o médico perito, além de um documento de identificação com foto. A ausência na perícia médica pode resultar em desistência ou indeferimento do pedido.
Os resultados das perícias estarão disponíveis online após as 21 horas do dia em que o atendimento foi realizado. No entanto, caso não seja disponibilizado dentro desse prazo, a recomendação é entrar em contato com a Central 135 para obter informações adicionais.
Quem tem direito ao BPC?
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (clique aqui e veja como calcular a renda per capita familiar).
Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS.
O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no CadÚnico. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS –pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS” . Pode ser feito, também, nas agências da Previdência Social.