INSS: Governo Lula define prazo para pedir revisão de benefício
Segurado pode acionar o serviço ou seu representante legal no aplicativo ou site Meu INSS
O governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o prazo final para que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitem a revisão de seus benefícios.
A revisão de benefícios no INSS é um serviço essencial para ajustar informações incorretas em um pagamento previdenciário. Pode ser solicitada pelo próprio beneficiário, por um representante legal, por determinação judicial ou pelo próprio INSS.
A revisão abrange diversos aspectos, como reajustes no valor do benefício, tempo de contribuição considerado, e alterações na inclusão ou exclusão de dependentes.
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Conforme a legislação vigente, os beneficiários têm até dez anos para solicitar a revisão de seus benefícios a partir do primeiro pagamento.
Em 2024, por exemplo, o prazo final se aplica aos aposentados de 2014. A contagem do prazo inicia-se um mês após o recebimento do primeiro benefício.
Assim, um beneficiário que começou a receber em agosto de 2014 tem até setembro de 2024 para solicitar a revisão.
Como solicitar a revisão de benefícios no INSS
Para aqueles que desejam realizar a solicitação de revisão, é essencial seguir os passos a seguir:
Documentos:
- Tenha em mãos todos os documentos que comprovem as informações que precisam ser corrigidas.
- Isso pode incluir comprovantes de tempo de contribuição, documentos pessoais, e quaisquer outros que justifiquem a revisão.
Meu INSS:
- A solicitação de revisão pode ser feita de forma remota através da Central 135 ou pelo aplicativo/site Meu INSS.
- Para utilizar a plataforma Meu INSS, é necessário possuir um cadastro no Portal Gov.br. Se ainda não tem, siga as instruções no site para criar seu login e senha.
Solicitação:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS com seu login e senha.
- No menu principal, selecione a opção para revisão de benefícios.
- Siga as instruções e preencha os dados solicitados, anexando os documentos comprobatórios.
Acompanhe o processo:
- Após a solicitação, você pode acompanhar o andamento do pedido pelo próprio aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central 135.
- Fique atento às notificações e eventuais solicitações de documentos adicionais.