INSS paga segunda parcela do 13º para quem recebe mais de mínimo
O pagamento se estenderá até o dia 7 de junho, seguindo o calendário baseado no dígito final do Número de Inscrição Social
A partir desta segunda-feira (3), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais do que um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do décimo terceiro salário.
Esse pagamento se estenderá até o dia 7 de junho, seguindo o calendário baseado no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Estudantes começam a receber o benefício Pé-de-Meia amanhã
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- Quase 4 milhões de estudantes serão beneficiados por expansão do Pé-de-Meia
O pagamento do décimo terceiro para aqueles que ganham um salário mínimo começou no dia 24 de maio e continuará até o dia 8 de junho.
Ao longo desta semana, mais de 33,6 milhões de beneficiários do INSS receberão a primeira parcela do décimo terceiro, incluindo tanto os que recebem o benefício mínimo quanto os que ganham acima dele.
Confira o calendário de pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS
Quem ganha até 1 salário mínimo
- NIS final 1: 24 de maio
- NIS final 2: 27 de maio
- NIS final 3: 28 de maio
- NIS final 4: 29 de maio
- NIS final 5: 31 de maio
- NIS final 6: 3 de junho
- NIS final 7: 4 de junho
- NIS final 8: 5 de junho
- NIS final 9: 6 de junho
- NIS final 0: 7 de junho
Quem ganha mais de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 3 de junho
- Finais 2 e 7: 4 de junho
- Finais 3 e 8: 5 de junho
- Finais 4 e 9: 6 de junho
- Finais 5 e 0: 7 de junho
Quem tem direito ao 13º pago pelo INSS
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela.
Aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro terão o valor proporcional ao período de recebimento.
Beneficiários de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também receberão uma parcela proporcional do décimo terceiro, conforme a duração do benefício.
No entanto, beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro, conforme estabelece a legislação.
Como consultar valores e datas de pagamento do 13º pelo INSS
Os beneficiários podem consultar os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou através do site gov.br/meuinss.
Para aqueles sem acesso à internet, a consulta pode ser feita pelo telefone 135. É necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados pessoais ao atendente. O atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Antecipação do 13º pago pelo INSS
A antecipação do décimo terceiro foi oficializada por um decreto assinado em março. Este é o quinto ano consecutivo que os segurados do INSS recebem as parcelas do décimo terceiro de forma antecipada, em vez de agosto e dezembro. Nos anos de 2020 e 2021, o pagamento foi adiantado devido à pandemia de covid-19, e em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.