SP abre 3 mil vagas para formação gratuita de monitores ambientais
O curso gratuito, realizado em formato híbrido, tem como foco capacitar profissionais para guiar visitantes em áreas naturais protegidas
Fundação Florestal, entidade vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), anunciou a abertura de 3 mil vagas para a formação de monitores ambientais autônomos.
O curso gratuito, projetado para abranger 57 Unidades de Conservação do estado, será ministrado em formato híbrido, combinando etapas online e encontros presenciais.
O curso que tem como missão capacitar profissionais para conduzir visitantes de maneira responsável dentro das Unidades de Conservação (UC).
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
As inscrições estarão disponíveis até o dia 9 de setembro, e basta preencher o formulário no site oficial do evento: www.fflorestal.sp.gov.br/formacao-de-monitores-ambientais-autonomos. O edital com informações detalhadas sobre o número de vagas e o público-alvo para cada Unidade de Conservação está disponível no mesmo link.
O principal objetivo dessa iniciativa pioneira é dotar os participantes das habilidades e conhecimentos necessários para guiar turistas de forma segura e consciente dentro dos parques estaduais.
O programa é dividido em duas fases: uma etapa geral, realizada exclusivamente on-line, e outra específica para cada Unidade de Conservação, que inclui atividades práticas de campo. Abaixo, leia as informações divulgadas pelo Portal do Governo:
Formação de Monitores Ambientais Autônomos
Fase – Geral: até o final de setembro
Fase – Específica e de Campo da Unidade de Conservação: De outubro a 30 de novembro 2023
Ao longo da primeira fase, o aluno deverá realizar exercícios de fixação disponíveis ao fim de cada aula para validar seu aproveitamento e, ao final do módulo, será realizada uma avaliação para ingresso na Fase Específica. A frequência, além da apresentação de documentação necessária, também é requisito para participação nas Fase Específica e de Campo curso.
O cadastramento e autorização como Monitor Ambiental Autônomo são regulamentados pela Resolução SMA nº 195/2018 e pelas Portarias Normativas FF/DE nº 331/2021 e FF/DE nº 332/2021.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o edital ou entre em contato pelo email: [email protected]