Padre Cícero é incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação do sacerdote
Cícero Romão Batista, conhecido em todo o Brasil como Padre Cícero, foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria por meio da Lei 14.693/23, publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 11.
A inclusão de Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um reconhecimento de seu importante papel na história brasileira.
A norma foi originada em proposta do deputado José Guimarães (PT-CE), aprovada pela Câmara dos Deputados em maio e pelo Senado Federal em setembro.
- Após ataques bolsonaristas, Padre desabafa e deixa as redes sociais
- 5 destinos religiosos mais tradicionais no Brasil
- Padre italiano é ameaçado por levar imigrantes em piscina pública
- 7 roteiros para ‘acalmar a alma’ no feriado de Corpus Christi
Padre Cícero
Padre Cícero foi um sacerdote católico brasileiro que se tornou um ícone popular do Nordeste do Brasil. Ele nasceu em Crato (CE) em 1844 e foi ordenado padre em Fortaleza em 1870.
Em 1889, Padre Cícero teria presenciado um milagre na cidade de Juazeiro do Norte (CE), quando uma hóstia consagrada se transformou em vermelho como sangue. Este evento atraiu milhares de fiéis de todo o Brasil, transformando Juazeiro do Norte em um importante centro de peregrinação.
Padre Cícero também foi um importante líder político e social. Ele foi deputado e prefeito de Juazeiro do Norte, cidade na qual morreu, em 1934, mas seu legado continua a ser forte.
Estátua do sacerdote que fica em Juazeiro do Norte recebe aproximadamente 2,5 milhões de romeiros por ano. Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação do padre.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias.