PENTE-FINO no Bolsa Família vem aí e beneficiários serão revisados
Em 2023, 1,5 milhão de beneficiários considerados irregulares já foram excluídos do programa
O Governo Federal está planejando realizar mais uma revisão para verificação cadastral dos beneficiários do Bolsa Família. A análise minuciosa pode ter início ainda neste mês. Serão chamados para a revisão os beneficiários unipessoais que entraram no programa no final do ano passado.
Os municípios já receberam uma comunicação do Tribunal de Contas da União requisitando uma avaliação por meio de uma gestão, que foi concluída no último dia 14. O próximo passo será uma confirmação realizada pelo próprio Governo federal em colaboração com os municípios. A auditoria se faz necessária devido ao considerável aumento no número de beneficiários unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa. Houve um crescimento de 13% para 27% em um período de um ano.
O aumento de beneficiários unipessoais no Bolsa Família aconteceu, precisamente, durante o período eleitoral, o que já havia sido apontado como um sinal de possíveis irregularidades pela equipe de transição do Governo Lula no ano passado.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Na primeira fase do processo de revisão dos benefícios, que foi concluído em março, cerca de 1,5 milhão de beneficiários irregulares foram removidos do Bolsa Família. O objetivo da análise detalhada é eliminar aqueles que não têm direito ao benefício e incluir aqueles que deveriam recebê-lo, mas estão excluídos da política social.
As prefeituras serão responsáveis por convocar os indivíduos, que devem comparecer nas datas estipuladas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e fornecer provas de que atendem aos critérios necessários para receber o benefício. Um dado específico ainda não foi divulgado, mas os municípios poderão convocar os beneficiários ainda neste mês.