Pix automático facilita pagamentos recorrentes e até mesadas
Com ele, será possível pagar contas e fazer transferências automáticas de forma rápida e sem burocracia
O Pix automático, que permite pagamentos recorrentes e até mesmo mesadas, entrará em vigor em 28 de outubro de 2024, segundo informou o Banco Central (BC). A novidade vai facilitar a vida de quem paga contas de serviços públicos, assinaturas, mensalidades e até mesmo presta serviços recorrentes a outras pessoas.
O Pix automático funcionará de forma semelhante ao débito automático, mas com algumas vantagens. A principal delas é a instantaneidade das transações, que serão realizadas em até 10 segundos. Além disso, o serviço será gratuito para pessoas físicas.
Para as empresas, a oferta será opcional. As instituições financeiras que não se adequarem às novas regras até a data de lançamento poderão ser multadas.
- Novas regras do Pix começam a valer em novembro; veja quais
- Limite do PIX em celulares novos é reduzido; veja como desbloquear
- Saque-calamidade do FGTS liberado para mais municípios do Rio Grande do Sul
- Imposto de Renda 2024: Receita define penalidade para quem não declarar
Confira algumas das principais regras do Pix automático:
- Autorização prévia: o pagador deve autorizar o débito automático antes da primeira transação. A autorização poderá ser cancelada a qualquer momento;
- Limite de valor: cada produto terá um limite de valor, mas o limite diário será igual ao da transferência eletrônica disponível (TED);
- Cancelamento: o pagador poderá anular o débito até as 23h59 do dia da transação. O recebedor poderá fazer o cancelamento até as 22h da véspera.