Restituição do IR 2023 terá correção e pagará valor mais alto; saiba quanto
As pessoas contempladas do segundo lote em diante recebem uma quantia maior; entenda:
A Receita Federal paga valores mais altos no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 (IR 2023) por causa da correção monetária.
As pessoas contempladas do segundo lote de restituição do IR 2023 em diante recebem uma quantia maior. No segundo maior que o primeiro, no terceiro maior que o segundo e assim por diante.’ O valor depositado no 3º lote terá correção de 2,07%.
A correção acontece porque as restituições de IR 2023 passam mensalmente pela taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75% ao ano, e ai acabam tendo o valor elevado.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
De acordo com a Receita Federal, o valor que cada contribuinte recebe a título de restituição é atualizado pela taxa Selic, que é acumulada a partir do mês seguinte após o prazo final da entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% [da Selic e não do valor de restituição] no mês do depósito.
Por exemplo, aqueles que foram contemplados no 3º lote, ontem, dia 31 de julho, vão receber o valor atualizado pela Selic até junho mais 1% da taxa básica de juros totalizando os 2,07%. Os próximos lotes de restituição também terão o valor corrigido, seguindo a Selic.