Restituição do IR 2023 terá correção e pagará valor mais alto; saiba quanto

As pessoas contempladas do segundo lote em diante recebem uma quantia maior; entenda:

A Receita Federal paga valores mais altos no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 (IR 2023) por causa da correção monetária.

Restituição do IR 2023 terá correção e pagará valor mais alto; saiba quanto
Créditos: Agência Brasil/José Cruz
Restituição do IR 2023 terá correção e pagará valor mais alto; saiba quanto

As pessoas contempladas do segundo lote de restituição do IR 2023 em diante recebem uma quantia maior. No segundo maior que o primeiro, no terceiro maior que o segundo e assim por diante.’ O valor depositado no 3º lote terá correção de 2,07%.

A correção acontece porque as restituições de IR 2023 passam mensalmente pela taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75% ao ano, e ai acabam tendo o valor elevado.

De acordo com a Receita Federal, o valor que cada contribuinte recebe a título de restituição é atualizado pela taxa Selic, que é acumulada a partir do mês seguinte após o prazo final da entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% [da Selic e não do valor de restituição] no mês do depósito.

Por exemplo, aqueles que foram contemplados no 3º lote, ontem, dia 31 de julho, vão receber o valor atualizado pela Selic até junho mais 1% da taxa básica de juros totalizando os 2,07%. Os próximos lotes de restituição também terão o valor corrigido, seguindo a Selic.