Perdeu o RG? Não se desespere e saiba como tirar a segunda via
Veja o passo a passo para conseguir um novo documento
O RG desempenha um papel fundamental na identificação pessoal. Todos nós sabemos que é imprescindível mantê-lo em bom estado e em local seguro. No entanto, imprevistos podem acontecer… como não saber onde o documento está -fenômeno conhecido vulgarmente como “perder”.
É nesse momento de incerteza que surgem as alternativas convenientes para obter a segunda via, e a Catraca Livre conta tudo para você. Acompanhe:
Antes de tudo, é necessário realizar o registro de um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito on-line por meio do site da Delegacia Eletrônica.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Acesse e siga as instruções para preencher os detalhes da ocorrência. Essa plataforma digital oferece comodidade e agilidade, permitindo que você faça a ocorrência sem precisar se deslocar até uma delegacia física. Se não conseguir, deve fazer o registro pessoalmente.
RG Digital SP
Uma opção prática é utilizar o aplicativo RG Digital SP, desenvolvido pela Polícia Civil de São Paulo, disponível para download em smartphones. Além disso, para quem mora em São Paulo, os totens de autoatendimento do Poupatempo também oferecem a facilidade de solicitar a segunda via da Carteira de Identidade.
Para fazer o pedido on-line da segunda via, é necessário ter 16 anos de idade ou mais e possuir um RG anterior emitido no Estado de São Paulo após agosto de 2014.
Vale lembrar que o documento atual já conta com um QR Code, garantindo que todas as informações estejam registradas no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.
É fundamental que, como medida de segurança, com o objetivo de evitar fraudes e garantir a confiabilidade das informações, mantenha o seu RG atualizado.
Passo a passo
Segundo informações do governo do Estado de São Paulo, os totens do Poupatempo, o próprio cidadão realiza a validação biométrica e o pagamento da taxa de emissão, que pode ser feito em cartão de débito bancário, durante a solicitação do documento. Nesse caso, o novo RG será enviado pelos Correios ao endereço do solicitante, no Estado de São Paulo, e mediante pagamento da postagem.
Os equipamentos de autoatendimento estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção “Locais de Atendimento”.
Já no aplicativo da Polícia Civil, a validação é feita pelo celular e o cidadão recebe as orientações para pagamento da taxa em seu e-mail de cadastro. Nesse caso, a retirada do documento ocorre após cinco dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a solicitação online.
O app RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (IOS). Com tecnologia de reconhecimento facial, ele permite ainda que a identidade virtual seja baixada e armazenada no aparelho celular.
*Com informações do Portal do Governo