Tem direito ao PIS/Pasep esquecido e não sacou? Veja o que fazer

Terminou neste sábado, 5, o prazo para que os trabalhadores com saldo nas contas do PIS/Pasep solicitem o saque dos valores

Terminou neste sábado, 5, o prazo para que os trabalhadores com saldo nas contas do PIS/Pasep solicitem o saque dos valores.

Tem direito ao PIS/Pasep esquecido e não sacou? Veja o que fazer
Créditos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Tem direito ao PIS/Pasep esquecido e não sacou? Veja o que fazer

O pedido deveria ser feito pelo aplicativo próprio do FGTS para celulares.

Mais de 10 milhões de trabalhadores têm saldo disponível no PIS/Pasep valores que somam mais de R$ 25 bilhões

Tem direito a sacar os recursos quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS/Pasep.

Os beneficiários legais, no caso do titular falecido, tinham que requerer o saque, que também seria feito pelo aplicativo. O saldo então creditado sem custo em conta bancária de qualquer banco indicado pelo trabalhador.

Os recursos não sacados até este sábado foram destinados ao Tesouro Nacional. Mas os interessados ainda poderão solicitar o saque à União no prazo de até 5 anos.

Desde 2020, foram realizados mais de 513 mil pagamentos, totalizando 745 milhões de reais.

Em caso de dúvida, os trabalhadores podem ligar para o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o número 0800 104 0 104, para demais regiões.

Como consultar?

Os trabalhadores podem checar se têm direito ao saque pelo o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. No app, o usuário deve clicar em “Cadastra-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso.

O app envia por e-mail um link para confirmar o cadastro. Após clicar no link, é possível acessar a plataforma informando o CPF e a senha criada.

No app, o usuário deve selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, para verificar quanto poderá sacar. Para resgatar o valor, basta selecionar a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”, escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar os dados e clicar em “Confirmar saque”.

Com informações da Agência Brasil.