Caia na estrada! Conheça 3 marcas de roupas e acessórios para espíritos aventureiros

Rio de Janeiro

Caia na estrada! Conheça 3 marcas de roupas e acessórios para espíritos aventureiros

Moda Artesanal Design Acessórios Sustentabilidade

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Caia na estrada! Conheça 3 marcas de roupas e acessórios para espíritos aventureiros

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Inspiradas pela ideia de slow fashion e da atenção a cada detalhe, Beatnik & Sons, B.Craftsman e Roadie Co. fazem mochilas, roupas e acessórios resistentes, atemporais e bem classudos

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Quem ama fazer as malas e cair em uma aventura na estrada, na floresta, na praia, ou no deserto precisa de roupas e acessórios que sobrevivam a todos os tipos de condições climáticas e barreiras físicas. Se você é uma dessas pessoas, chamadas de espírito livre, fique de olho nestas dicas.

Separamos três marcas criadas para quem valoriza esse estilo de vida ao ar livre e inspiradas no conceito de slow fashion (ou “moda lenta”, em português), ou seja, a valorização da produção em pequena escala e artesanal, preocupada com cada detalhe da peças e sem esquecer os impactos socioambientais.

Beatnik & Sons, B.Craftsman e Roadie Co. são marcas perfeitas para quem tem o espírito livre
Créditos: Julio Cesar Botelho | Divulgação
Beatnik & Sons, B.Craftsman e Roadie Co. são marcas perfeitas para quem tem o espírito livre
Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar o Guia Artesanal, um roteiro que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe.

Essas marcas pensam em cada elemento para tornar a sua viagem ainda mais confortável, prática e cheia de estilo. Isso porque quase nunca é possível prever quais desafios sua aventura guardou para você!

Beatnik & Sons

Agradar ao viajante moderno, que procura peças minimalistas e confortáveis – mas sem abandonar o estilo – é o objetivo da Beatnik & Sons. A marca curitibana produz bolsas e mochilas, carteiras, necessaires, jaquetas impermeáveis e até capas de chuva de lona, capazes de te salvar de grandes apertos na viagem.

A empresa foi criada em 2015, pelo empresário Renan Molin, vindo de uma família de artesãos que trabalham com couro há três gerações. Na época, ele fechou seu estúdio de design para ter uma vida mais nômade. Logo entraria para a sociedade Lipsio Carvalho.

A marca curitibana Beatnik & Sons produz bolsas e mochilas, carteiras, necessaires, jaquetas impermeáveis e até capas de chuva de lona, capazes de te salvar de grandes apertos na viagem
Créditos: @beatniksons | Reprodução Instagram
A marca curitibana Beatnik & Sons produz bolsas e mochilas, carteiras, necessaires, jaquetas impermeáveis e até capas de chuva de lona, capazes de te salvar de grandes apertos na viagem

“Eu não queria mais viver e trabalhar em um lugar só. Mudei, então, para um apartamento alugado na minha própria cidade, com o mínimo de roupas e objetos possível e percebi que não existia uma mochila brasileira funcional e bonita que pudesse dar conta do recado”, conta Molin, sobre o nascimento de sua primeira peça.

Os produtos da Beatnik & Sons têm como matéria-prima principal o bioleather (couro de origem animal com acabamento vegetalizado, sem a utilização de cromo no curtimento) e o Oxford Pet Reciclado (feito com 50% de plástico vindo de garrafas recicladas).

E esses materiais são escolhidos a partir de um contato próximo ao produtor e com muita atenção a cada detalhe. O couro natural, por exemplo, tem a certificação LWG, para garantir que é produzido de forma responsável e reduzir o impacto ambiental.

“Fazemos questão de explicar para nossos clientes que a velocidade atual da produção das grandes marcas não é sustentável. Ou elas agridem em excesso o meio ambiente, ou tratam as pessoas envolvidas no processo de formas sub-humanas. Comprar de forma consciente exige que façamos uma reflexão sobre a necessidade de consumir de forma tão excessiva”, acrescenta Molin.

B.Craftsman

A necessidade de encontrar uma mochila nacional e ideal para carregar com cuidado equipamentos fotográficos foi o que inspirou o fotógrafo e arquiteto Nico Batista a fundar a carioca B.Craftsman, que existe desde 2016.

A marca artesanal de mochilas, sapatos e acessórios em couro (como alças para câmera, porta-lentes e cases) é orientada pelas ideias de segurança, durabilidade e design. É ideal para videomakers que querem levar seu equipamento para aventura e não se preocupar tanto.

O empresário aposta na durabilidade das matérias-primas usadas em seus produtos, sobretudo no couro e na lona, para prorrogar o tempo de descarte na natureza. “Caso algo fuja do controle por alguma falha nesses materiais, oferecemos garantia vitalícia e nos responsabilizamos pelos reparos feitos dentro da nossa fábrica”, relata Batista.

“Com o artesanal podemos pensar em um mundo como o de antigamente, quando os produtos e o consumo tinham outro timing e onde era possível conhecer quase todos os envolvidos naquela cadeia e a forma como trabalhavam”, Nico Batista, criador da marca carioca B.Craftsman
Créditos: B.Craftsman | Divulgação
“Com o artesanal podemos pensar em um mundo como o de antigamente, quando os produtos e o consumo tinham outro timing e onde era possível conhecer quase todos os envolvidos naquela cadeia e a forma como trabalhavam”, Nico Batista, criador da marca carioca B.Craftsman

O cuidado com a escolha de fornecedores também é levado muito a sério pela empresa. Além da certificação, a marca compra apenas matérias-primas que tenham origem na cadeia da indústria alimentícia e apresentem tag de rastreabilidade ativa em nuvem.

“Com o artesanal podemos pensar em um mundo como o de antigamente, quando os produtos e o consumo tinham outro timing e onde era possível conhecer quase todos os envolvidos naquela cadeia e a forma como trabalhavam”, comenta.

Roadie Co.

Depois de terminarem a faculdade, os amigos de infância e apaixonados por viagem Daniel Donadel e José Ricardo Zanette sonhavam em criar uma empresa que refletisse seu estilo de vida na estrada.

Assim, nasceu, em 2014, a Roadie Co., pensada para trazer ao país produtos com a qualidade que os empresários admiravam em marcas no exterior. Cinco anos mais tarde, chegaria para completar a sociedade Julio Antonelli.

A inspiração para desenvolver as peças da Roadie Co. vem da mistura entre os modelos mais clássicos e rústicos com a regionalidade catarinense
Créditos: Julio Cesar Botelho | Divulgação
A inspiração para desenvolver as peças da Roadie Co. vem da mistura entre os modelos mais clássicos e rústicos com a regionalidade catarinense

Sempre com muito estilo, a empresa produz todo tipo de peça para quem curte acampar e explorar a natureza. Tem mochilas, bonés, carteiras, roupas, cafeteira portátil, caneca esmaltada, óculos de sol, relógios e outros itens.

Para confeccionar toda essa variedade de produtos, a Roadie Co. optou por não ter uma fábrica própria, por isso trabalha com vários pequenos produtores parceiros. “Essa parceria nos permite participar ativamente de todo o processo artesanal, desde a prototipia, a escolha dos materiais e até a finalização do lote”, esclarece Daniel Donadel.

O sócio conta que a Roadie Co. trabalha com muitos materiais orgânicos, com mínimo de intervenções sintéticas, como couro, lonas 100% algodão, linho, madeira e aço. “É sempre apaixonante quando beneficiamos um material de origem orgânica, pois estamos lidando com algo que tem suas próprias marcas temporais. Integrar estes ‘defeitos’ aos produtos e transformá-los em ‘efeito’ é sempre gratificante”, filosofa.

A inspiração para desenvolver as peças vem da mistura entre os modelos mais clássicos e rústicos com a regionalidade catarinense. E é óbvio que os protótipos são sempre testados pelos sócios, na estrada.

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