Com o nome surgido de um velho ditado muito popular entre os navegantes (“águas mansas não fazem bons marinheiros”), a Capitão Ardêncio pretende ir muito além da picância quando cria seus molhos rústicos de pimenta.
Baseada em Porto Alegre e comandada por Sergio Caldas e Eduardo Oliveira, a marca aposta no tempero, na defumação artesanal e na escolha cuidadosa de ingredientes orgânicos para criar uma verdadeira alquimia de sabores.
“O que a gente tenta fazer aqui é fugir um pouco da característica do molho tradicional. É fazer molhos que sejam bem temperados e que harmonizem com o prato. Que ele realce o sabor do alimento, da refeição, daquela experiência sensorial gastronômica do cliente”, revela Caldas.
Caldas revela que esse universo náutico e a figura do “capitão” simbolizam a busca dos artesãos por encontrar a picância ideal, que aliadas às especiarias certas, são capazes de despertar o paladar e até produzir boas memórias.
O negócio, que surgiu como um hobby, chega a processar atualmente cerca de 200 kg de pimenta por mês! Os produtos são 100% veganos e não levam conservantes artificiais ou espessantes.