Conheça marcadores de página artesanais carregados de brasilidade e afeto

Belo Horizonte

Conheça marcadores de página artesanais carregados de brasilidade e afeto

Acessórios Papelaria

Belo Horizonte

Conheça marcadores de página artesanais carregados de brasilidade e afeto

Acessórios Papelaria

Marcadouro cria peças em metal que transformam a leitura em uma experiência ainda mais mágica

Publieditorial

Em meio ao embate entre ler no papel ou nos leitores digitais, uma coisa é certa: não existe nada mais especial do que encontrar marcadores de página únicos, cheio de cores e texturas e que expressem toda a sua personalidade.

E é exatamente essa a missão da Marcadouro, que cria peças carregadas de significados e que parecem joias.

A marca artesanal mineira só trabalha com metais banhados a ouro amarelo, ouro rose ou prata e desenvolve marcadores graciosos carregados de brasilidade e afeto
Crédito: Bambina | Divulgação A marca artesanal mineira só trabalha com metais banhados a ouro amarelo, ouro rose ou prata e desenvolve marcadores graciosos carregados de brasilidade e afeto
Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar o Guia Artesanal, um roteiro que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe.

Não espere por nada em papel. A marca artesanal mineira só trabalha com metais banhados a ouro amarelo, ouro rose ou prata. E desenvolve marcadores graciosos carregados de brasilidade e afeto. Tem até produtos em tamanho mini!

Tudo começou com uma parceria, em 2009. A ourives e designer Mara Guerra explorava detalhes da arquitetura colonial de Minas Gerais em joias e marcadores de página.

Logo, ela se juntou à amiga Samia Abbas, que, mesmo formada em Odontologia, transformou o encanto pela arquitetura e a decoração em uma loja em Diamantina. A última integrante deste potente trio foi a designer Raquel Canaan, que, atualmente, é a única responsável pela marca.

“A Marcadouro é a materialização de um desejo de mostrar ao mundo como nossa cultura é rica, colorida e diversa! De fazer com que as pessoas conheçam e se encantem por cada cantinho do país, valorizando sua história, seus costumes, suas cores, sua criatividade e seu povo”, conta Raquel.

“A Marcadouro é a materialização de um desejo de mostrar ao mundo como nossa cultura é rica, colorida e diversa!", explica a designer Raquel Canaan, responsável pela Marcadouro
Crédito: Bambina | Divulgação “A Marcadouro é a materialização de um desejo de mostrar ao mundo como nossa cultura é rica, colorida e diversa!”, explica a designer Raquel Canaan, responsável pela Marcadouro

Ela produz manualmente itens com várias temáticas. A primeira inspiração dessa artesã foi a arquitetura colonial de Minas Gerais. Naquele momento, surgiram os produtos que remetem especificamente às janelas ou aos ladrilhos da região. Até que essa ideia foi expandida para refletir outros detalhes do país, como a cidade de Paraty (RJ), os cobogós do Recife e até a arte nouveau.

O Brasil É Uma Festa

E esse foi apenas o começo de uma linda trajetória cheia de coleções. Quem procurar por O Brasil é uma festa! no site encontra marcadores de página do Boi Bumbá, da sombrinha do frevo, de bandeirolas, do balão de São João, do mandacaru e de outros elementos bem característicos da nossa cultura.

Mas Raquel não parou por aí. Elementos sagrados, astrológicos e da botânica também ganharam coleções especiais. São opções para vários tipos de leitor, reunidas em um só lugar.

O tempo de produção de uma peça varia bastante. “É um processo que parte da busca de referências, dos rascunhos e sketches, passa pelo computador e dali parte para a materialização em metal, corte, banho e acabamentos”, comenta a artesã.

Elementos sagrados, astrológicos, da botânica e da cultura brasileira ganharam peças especiais
Crédito: Bambina | Divulgação Elementos sagrados, astrológicos, da botânica e da cultura brasileira ganharam peças especiais

O trabalho precisa ser bem meticuloso. “Alguns marcadores ficam por muito tempo na parte do desenho. São muitos pormenores que devem ser pensados com cuidado para não ficar uma peça frágil demais, e que ainda destaque os detalhes mais importantes”, acrescenta.

Tanta paixão fez a marca artesanal expandir os negócios. Agora, pins, broches e pingentes também integram esse universo desenvolvido por Raquel e que pode ser encontrado em quiosques da Magnólia Papelaria e em lojinhas de Belo Horizonte, Diamantina, São Paulo, Belém do Pará e Brasília. Além disso, a marca faz entregas para todo o território nacional e ainda trabalha com a encomenda de pedidos personalizados.

“Todas as nossas peças têm a missão de carregar uma lembrança, referência ou lugar especial. Costumamos identificar objetos que reflitam essa atmosfera de nostalgia, aconchego e carinho,” conclui a artesã.


Acessórios Papelaria