Sabe aqueles dias em que você só queria desfrutar de uma comidinha saborosa e fresquinha? Pode parecer difícil em meio ao caos do cotidiano paulistano, mas estamos aqui para mostrar que é possível encontrar verdadeiras delícias bem artesanais a um clique de distância.
Listamos cinco pequenos produtores hiper talentosos para você conhecer. E esse time maravilhoso se dedica a diferentes áreas gastronômicas! Tem quem desenvolva blends diferentes de chás, cafés, cervejas com ingredientes brasileiríssimos, pães dos mais variados sabores e até cuscuz. E tudo é feito com muito carinho e cuidado.
Então, já sabe, né? Salve esse texto, siga estes verdadeiros artesãos da culinária nas redes sociais e prove todas essas iguarias. Vamos lá?
URBE Café
Para quem adora começar o dia com aquele cheiro maravilhoso de café quentinho, vale a pena explorar os produtos do URBE Café, marca artesanal comandada pelos irmãos Fabio, Renato e Ricardo Cambraia Pereira.
“Nossa proposta é sugerir uma pausa no seu dia para tomar um bom café e perceber aquilo que está bebendo ou comendo. E, nesse sentido, a comida ‘artesanal’ ou de origem, respeitando ingredientes autênticos, vem ao encontro desse modelo”, conta Fabio.
Produtores rurais há mais de 30 anos, sendo mais de 20 dedicados ao café, os sócios têm paixão por garimpar matérias-primas de origem. “Algo tão especial, influenciado pelo clima e o solo, em um país com tantas regiões produtoras, não pode ser privado do público. Assim, criamos vários tipos de cafés, alguns com perfil sensorial marcante e outros com variações e aspectos exclusivos”, detalha. Quem quiser, pode até fazer uma assinatura da bebida para receber sempre em casa!
No site, o público também encontra utensílios para potencializar o sabor do café, cafeteiras e chás. E, para te ajudar a fazer tudo com maestria, ficam disponíveis virtualmente guias para moagem do grão e materiais que detalham cada método de preparo.
O URBE também funciona como uma simpática cafeteria na região da Avenida Paulista (Rua Antônio Carlos, 404, na Consolação). Lá você pode provar comidinhas bem apetitosas, como os ovos rancheiros com molho de tomate cheio de especiarias brasileiras, acompanhados por uma salada de rúcula e um pão de fermentação natural.
The Feminist Tea
Outra maneira de desfrutar o momento presente é tomar um bom chá. Ainda mais se for de um blend especial, cheio de propriedades boas para o corpo e a mente. Foi pensando nesse momento de autocuidado que surgiu a marca artesanal The Feminist Tea, um sonho das irmãs Lais e Nara Trajano.
A dupla sempre busca pequenas produtoras para garantir ingredientes de qualidade nos chás. “Nossa produção é embasada nas parcerias com comércio justo e relacionamento de longo prazo. Nossa mais recente é com um assentamento de mulheres produtoras de ervas orgânicas na região do Vale do Ribeira. Acreditamos em construir uma rede ganha-ganha em que cada um tem o seu papel”, relata Lais.
Para as sócias, é preciso repensar a maneira de viver. E elas defendem a construção de uma cadeia “verde”, com logística reversa, papel reciclado e valorização da agricultura local.
A marca também empodera a população feminina. “Nossa missão é gerar conhecimento acerca da equidade de gênero de maneira leve e saborosa, como um chá. Fazemos isso por meio das mensagens inspiradoras que vem nas etiquetas dos sachês. Hoje, a marca tem mais de 10 blends da bebida, além de cafés, ecobag, caderno, taças, e kits para presente”, orgulha-se. E o público tem acesso a tudo por meio do site.
Mais do que isso, a The Feminist Tea atua em parceria com quatro ONGs, auxiliando na recolocação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, como egressas, refugiadas, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica.
DUO38 Pães
Para valorizar o ato de se alimentar, o casal Fábio Murakami e Lais Duo dedica-se, há mais de quatro anos, à padaria artesanal. O DUO38 Pães oferece duas fornadas semanais bem apetitosas, às terças e sextas.
Tem pães de fermentação natural, focaccias, brioche, rolinho de canela, brownie e até uma babka (um tipo de pão doce) de chocolate. É só entrar em contato pelo Instagram.
Formados em gastronomia, eles buscam consumir o máximo de produtos orgânicos e não industrializados possível. “Assim, fortalecemos a cadeia dos pequenos produtores e cuidamos da nossa saúde”, comenta Laís. Esse mesmo cuidado é utilizado na produção dos quitutes.
Em um período tão imediatista e virtual, trabalhar de maneira artesanal é muito importante. “É uma forma de manter viva as técnicas ancestrais. Além disso, permite uma maior aproximação com o consumidor”, defende a sócia.
Cuscuz da Malu
Seja acompanhado de um cafezinho, uma saladinha ou simplesmente um arroz, o cuscuz paulista já ganhou o coração de uma infinidade de pessoas.
Ao acessar o Instagram @cuscuzdamalu, os apaixonados pela iguaria certamente ficarão encantados.
Com ingredientes de qualidade, cuidadosamente selecionados e preparados artesanalmente, a chef Malu Zacarias oferece combinações irresistíveis em vários tamanhos, como camarão (com palmito e azeitona), bacalhau (com ovos, tomates e azeitonas pretas e verdes) e paulista (com sardinha, ovo, palmito, ervilha e azeitona).
“Meu lema sempre foi ‘comida de verdade, minimamente processada’, o que não é diferente na cozinha do cuscuz”, diz a cozinheira. Assim, seus pratos agradam os mais diversos paladares, inclusive os veganos.
Para quem não come carne e produtos derivados animais, é possível se deliciar com os sabores palmito (com ervilha, tomate fresco, milho e azeitona) e milho ao curry (com leite de coco e tomate fresco).
Os clientes também podem pedir um molho de pimenta especial, também preparado pela Malu, e até um cuscuz doce feito com tapioca, leite de coco, coco fresco e calda cremosa.
Para Malu, a gastronomia está muito relacionada ao afeto. “Aprendi a fazer cuscuz com a mãe de uma colega de trabalho, há uns 30 anos, e nunca mais parei. Comecei fazendo cuscuz para dar de presente, depois vieram as datas sazonais e os bazares do meu condomínio. Foi um crescimento orgânico. Até que, em setembro de 2020, em plena pandemia, resolvi dar mais um passo e ter uma cozinha inteiramente dedicada ao cuscuz”, conta.
E esse carinho se reflete nos preparos. Suas duas filhas têm um papel importante no negócio artesanal. Elas auxiliam nas redes sociais, na logística de entrega, no atendimento ao cliente, no pré-preparo e nas finalizações.
Cervejaria Tarantino
Provar cervejas artesanais está cada vez mais fácil em SP. Desde 2018, o público pode contar com a Cervejaria Tarantino, marca artesanal que, atualmente, comanda a única fábrica de cervejas da cidade. São mais de 350 mil litros produzidos da bebida todos os anos!
Com inspiração direta nas escolas americana e europeia, as cervejas Tarantino são bem diversas. “Temos três rótulos fixos durante o ano todo, Miracle IPA, ZN Lager e Witbier. Mas também apostamos em lançamentos especiais, que exploram frutas e madeiras brasileiras, como a Manga IPA e a Juice IPA (com goiaba e coco)”, explica Gilberto Tarantino, um dos sócios.
Na hora de escolher os melhores insumos para a produção da cerveja, a marca opta por fornecedores “que produzem com carinho, qualidade e que não utilizam qualquer conservante químico”, completa.
Além desse apreço pela brasilidade e pela procedência dos ingredientes, a Tarantino oferece embalagens únicas para os consumidores. Os rótulos são todos decorados com grafites de artistas de São Paulo. Uma belezinha!
Além de ser possível comprar as cervejas pelo site, a Cervejaria Tarantino mantém um bar super descolado na zona norte de SP (Rua Miguel Nelson Bechara, 316, no Limão), totalmente integrado à fábrica. É um amplo espaço, com uma área ao ar livre, que já recebeu eventos culturais e é perfeito para acolher os amigos e as famílias.
Acompanhe o Instagram @cervejariatarantino para saber sobre o horário de funcionamento e as novidades.