Aquele tempinho que você gasta todos os dias para organizar as tarefas pessoais e profissionais pode se tornar um momento mais especial e divertido – e bem menos burocrático – com os adereços certos!
É com esse olhar que a Meg & Meg produz planners, bloquinhos de anotações, estojos, adesivos, notas colantes e outros itens de papelaria fofos e ousados.
Mesmo diante de todas as tecnologias digitais, a marca aposta na satisfação que só o papel pode trazer. “Sabe aquela sensação perfeita de quando você risca um objetivo que colocou na agenda como concluído? Acreditamos que quanto mais robóticos e eletrônicos ficamos, mais queremos resgatar o humano, o artesanal. A importância dos produtos que criamos é levar um sentimento bom a quem os consome; é desplugar para se organizar”, filosofa a empresária Daniela Ferreira.
Ao lado da sócia Jessica Blanco, Daniela sempre está à procura de um design exclusivo e mega charmoso para os produtos da Meg & Meg. As duas se conheceram quando trabalhavam juntas em uma agência digital.
Jéssica, que estava mais saturada desse mercado, saiu da empresa primeiro e começou o negócio próprio. Quando a amiga viu os produtos feitos por ela logo se encantou e tornou-se a primeira cliente da marca – pouco depois viria a proposta de sociedade.
“Quando a Meg & Meg começou, em 2015, tínhamos pouquíssimas opções de produtos artesanais de papelaria. Encontrávamos artigos que, muitas vezes, só prezavam pela funcionalidade. Nós sempre encaramos a organização como algo bom, capaz de nos trazer paz de espírito e aquela sensação boa de ter realizado algo. Por isso, decidimos criar itens que traduzissem essa leveza e satisfação”, comenta Daniela.
Desplugando com estilo
Para desenvolver seus produtos, as artesãs buscam inspirações em conteúdos de arte e cultura diversos, nas próprias necessidades e vivências e, sobretudo, na interação com as clientes nas redes sociais. Todas as referências visuais que elas encontram, colam em um mural na parede do escritório.
E as ideias são sempre discutidas entre a equipe. “Tudo por aqui começa com reflexões sobre as perguntas: o que eu quero criar? Por que estou criando isso? Como meu produto vai impactar e melhorar a vida de quem os consome? A partir de então começamos a ter ideias diversas, aleatórias, sonhos e compartilhamos tudo isso em um bate-papo”, explica.
Depois de catalogar tudo e confrontar os projetos com os feedbacks recebidos das clientes, as produtoras pensam nas linhas e coleções da marca.
“Se estamos trabalhando com algo novo, adotamos o modelo MVP – Produto Mínimo Viável e, a partir da aceitação do nosso público, miramos em coleções e tiragens um pouco maiores”, revela a empresária.
Entre os desafios enfrentados ao longo dessa produção, Daniela Ferreira elenca: “Temos sempre que oferecer novidades para nossas clientes e buscar uma cadeia o mais sustentável possível – já que dependemos de muitos fornecedores. Também estamos suscetíveis a muitas variações nos valores da matéria-prima e à violação aos direitos autorais e plágio dos nossos produtos”.
Os artigos da Meg & Meg são sempre pensados para atender a figura da mulher cada vez mais empoderada. “Nossas clientes estão aumentando as suas responsabilidades e obrigações. Elas são ousadas e vão atrás dos seus objetivos. E a organização acaba sendo mais necessária com tantos estímulos aos quais somos expostas, além da valorização excessiva da tal da produtividade”, acrescenta.
As empresárias acreditam que houve um aumento recente na procura pelos itens de papelaria da marca. “Achamos que o digital nem sempre traz para as pessoas o prazer de se organizar. Quando você para e faz suas anotações em algo físico, tem uma ação de total concentração. Atualizar um planner é como focar em um momento só seu, no qual você faz planos e destaca aqueles momentos importantes”, reflete.