Da fusão de uma palavra em espanhol, “mermelada”, com a sua correspondente em português, “geleia”, surgiu a marca paulistana Mermeleia, que desde 2014 conquista fãs no Brasil inteiro.
E esse nome também marca o encontro entre o chileno Mauro Concha e o brasileiro Thiago Carmo, ambos apaixonados pela culinária. Eles têm em comum a missão de extrair o melhor de cada ingrediente, escolhendo-os com todo carinho e cuidado.
“Existe um mito de que as frutas precisam estar muito maduras para a produção das geleias. Nós preferimos trabalhar com as mais verdes. Isso porque o açúcar realça o sabor da fruta e, se usarmos uma muito madura, o resultado fica doce demais. E não é isso que queremos oferecer ao nosso consumidor”, conta Thiago.
A dupla dinâmica adora testar sabores e só estabeleceu uma regra: nunca vender um produto que não esteja aprovado pelo paladar deles. “Mais do que uma empresa, a Mermeleia é nosso projeto de vida. Queremos nos tornar referência no mundo da geleia e não simplesmente ocupar muitos espaços de prateleira”, defende Thiago.
Uma das geleias, inclusive, traduz bem a essência latino-americana dos dois. É a de tomate com merken (pimenta de origem chilena feita pelo povo Mapuche). E para estimular uma rede de afetos bastante genuína, no site a dupla ainda indica alimentos para harmonizar com cada sabor. Um mimo!
Atualmente, a marca tem 14 sabores fixos de geleias, produzidos semanalmente e que abastecem empórios no Brasil inteiro, além da própria loja virtual, e criações esporádicas que dependem da sazonalidade da natureza.
“Nossa campeã de vendas é a de cebola roxa com cabernet sauvignon, mas, em novembro e dezembro, a grande sensação é a mistura de lichia com vinho branco. A partir de setembro até já começa uma fila de espera, em que as pessoas pagam e anotam seus nomes para reservar a iguaria”, comenta o empresário.
Essa intensa ligação com o tempo da natureza é uma característica bem importante para os sócios. “Também fazemos geleias de kiwi, jabuticaba e figo, frutas que não ficam disponíveis o ano inteiro. Até poderíamos comprar quantidades enormes das frutas para fazer esses produtos todos os meses, mas acho que, ao produzir respeitando a sazonalidade da natureza, também educamos as pessoas a consumir aquilo o que ela oferece”, completa.
Para Thiago, o principal desafio foi deixar o processo artesanal mais profissional. Depois de muito estudo e apoio de especialistas, os empreendedores conseguiram padronizar as geleias para oferecer todos os meses o mesmo produto para os empórios e consumidores finais.
Ousadia é a alma do negócio!
Mauro e Thiago estão sempre em busca de novos insumos para criar suas delícias. Foi assim que nasceu a geleia de cambuci, uma fruta azedinha da Mata Atlântica. O sabor único rendeu uma menção honrosa à Mermeleia no The World ‘s Original Marmalade Awards & Festival, uma competição sediada no Reino Unido.
A marca também participa de eventos empresariais e casamentos, desenvolvendo sabores exclusivos. “Já fomos contratados por uma imobiliária para elaborar um sabor que tivesse exatamente a cor do logo deles, um tom de laranja. Também fizemos uma geleia de lavanda para uma festa de fim de ano”, afirma.
Mas o pedido inusitado veio de uma professora de botânica. “Ela queria presentear os formandos com uma geleia de flores e fomos estudar para ver a melhor maneira de viabilizar isso. Na época, eu fui à feira comprar pétalas de rosa e o vendedor me disse que deveria procurar flores comestíveis. Fiquei desesperado e rodei a cidade inteira para encontrar”, relembra Thiago.
Para os casamentos, os noivos montam o sabor. Enquanto um escolhe a fruta, o outro seleciona a bebida alcoólica ou a especiaria que mais os representa. A Mermeleia se encarrega de transformar tudo em uma inesquecível lembrancinha para os convidados.
Ao longo desses anos, a dupla ousou bastante. Já fez parceria com um colecionador de frutas e, a cada viagem, traz novos ingredientes para explorar. Assim, nasceram outros projetos super especiais para a marca.
Um deles é a Rota da Geleia, em que os sócios trocam figurinhas e trazem referências de outros produtores para as suas criações. Eles já aplicaram essa iniciativa em viagens para Portugal, Argentina, Chile e França.
Das artes do palco para a gastronomia
Quando os sócios se conheceram, em 2007, mal poderiam imaginar que abririam uma empresa de geleia artesanal juntos. Mauro era professor de dança e estava de férias no Brasil, quando, em uma festa, descobriu que Thiago, recém-formado em Teatro, tinha interesse em estudar justamente a técnica corporal ensinada por ele no Chile.
Depois de passarem uns bons meses se comunicando pela internet, Thiago foi convidado para ir a Santiago se aprofundar na tal técnica e viveu praticamente um ano lá. Em 2010, os dois decidiram voltar ao Brasil.
O sonho de empreender juntos em algo relacionado à gastronomia sempre esteve lá, mas a oportunidade só apareceu mesmo em 2012, quando eles foram convidados para assumir um cafezinho localizado em um centro cultural na Bela Vista, em São Paulo.
Nesse momento, o que guiava o cardápio eram pratos e bebidas brasileiros e chilenos, como ceviches, empanadas, caipirinhas e Pisco Sour. Tudo ia bem, a ponto dos dois deixarem seus antigos empregos para administrar apenas o estabelecimento, até que a falta de verba obrigou o centro cultural a encerrar as atividades.
Os sócios tinham investido bastante no espaço, comprando móveis, talheres, copos, xícaras, cafeteiras e freezers expositores. “Acomodamos tudo no nosso apartamento, até que eu tive a ideia de abrir nossa casa um ou dois sábados por mês e oferecer para o público as refeições que já servíamos no café”, relembra o brasileiro.
A ideia deu muito certo! “Curiosamente, nosso maior sucesso foi a recriação da sobremesa Romeu e Julieta. Substituímos a goiabada por duas receitas de geleia que a avó do Mauro criou na Patagônia: pimentão vermelho e morango com cabernet sauvignon. Todos perguntavam onde comprávamos as geleias e, no meio da semana, sempre vinham pegar os potes. Foi quando descobrimos que esse podia ser o nosso negócio”, completa.