Para sair do básico, nada como um bom acessório. Pensando nisso, a empreendedora Duda Feijó decidiu encerrar o curso de Arquitetura e fundar uma marca artesanal de cordinhas para óculos. A iniciativa foi um sucesso: As Cordinhas estão no coração dos descolados desde 2016.
Tudo começou despretensiosamente. “Na época, eu sempre pegava emprestada a cordinha dos óculos de um antigo namorado, até que um dia ele se irritou e eu falei que faria a minha própria. Pesquisei quais materiais seriam mais interessantes e criei uma de um tecido com tramas e florzinhas”, lembra a artesã.
Feliz com o resultado, ela postou a peça em sua rede social. “Minhas amigas gostaram e, de repente, comecei a receber vários pedidos. O retorno foi excelente”, completa.
A criatividade de Duda não tem limites ao explorar materiais inusitados. “No início, eu fazia modelos mais finos e leves. Mas, com o tempo, descobri as miçangas e até as garrafas PET recicláveis. Já desenvolvi até uma com cabos de som fininhos”.
Estilo para todos os gostos
As cordinhas são todas costuradas à mão, propiciando uma maior segurança na hora de segurar os óculos. Para encontrar um fecho perfeito, que não fizesse a haste escorregar, foram necessários vários testes.
O material escolhido é mais grosso e resistente, além de ser facilmente adaptável em qualquer modelo de armação, de acordo com a artesã.
A proposta da marca é ser atemporal. Por isso, embora esteja de olho nas tendências, Duda nunca cria coleções esporádicas. Os produtos combinam com vários perfis de pessoas e garantem um look estiloso a qualquer momento do ano.
Quem acompanha o Instagram @ascordinhas, além de saber de todas as novidades, ainda tem acesso a dicas para combinar os modelos e armações.
Além disso, para a empreendedora, é muito importante que o trabalho seja totalmente manual. E para isso ela conta com um time de artesãs para dar conta de toda a demanda. São mulheres de uma mesma família, tão guerreiras quanto ela. O resultado é fruto de muita dedicação e amor.
Parceria, inclusive, é um dos segredos d’As Cordinhas. Desde o princípio, a iniciativa teve muito apoio. Já foram elaboradas linhas exclusivas para as marcas Melissa, Rider, e, mais recentemente, para o Hotel Arpoador.
“Eu acho que tudo hoje em dia exige calma e paciência, porque não adianta nada estarmos fazendo uma coisa sem atenção e verdade. E acredito que o que é feito com carinho, da melhor forma possível, estando sempre bem com as pessoas que trabalham com você, é a chave de tudo. Porque é isso: um segura a mão do outro”, defende.