Desde 2010, a Fábrica Bhering se tornou um grande pólo da economia criativa no Rio, abrigando ateliês, lojas e eventos, que tem no fazer artesanal um de seus principais eixos.
Instalada numa antiga fábrica de chocolate na Zona Portuária carioca, o espaço é hoje uma verdadeira usina de ideias, abrigando uma rica variedade de projetos artísticos. “Hoje temos um local único no Brasil”, afirma Ruy Barreto Filho, diretor da Fábrica Bhering. “Como há uma diversidade muito grande de artistas, eles trocam muitas ideias e experiências”.
O diretor da Bhering conta que a ocupação do espaço aconteceu de forma totalmente orgânica, uma vez que muitos artistas encontraram na fábrica um local com um valor de aluguel acessível para montar seus ateliês.
Barreto Filho também acredita que a troca de conhecimento entre os criadores, de certa forma, também acabou contribuindo para que seus trabalhos se tornassem mais conhecidos. “Isso é muito bacana, porque há todo um desenvolvimento entre eles, para que eles se tornem melhores. Para que eles se tornem maiores e mais conhecidos”, reflete.