20 passeios criativos para você explorar no Rio de Janeiro

por Oferecimento ibis Styles

Guia Wow! ibis Styles reúne experiências surpreendentes na Cidade Maravilhosa para tornar a sua viagem única. Vem com a gente:

Além de muito samba, das praias incríveis, da comilança e das paisagens de tirar o fôlego, existem várias experiências únicas escondidas no Rio de Janeiro, capazes de surpreender até quem tem o coração mais peludo.

E o Guia Wow te convida a ter um gostinho dessa atmosfera rolezeira que cerca toda a Cidade Maravilhosa com 20 passeios pra lá de criativos para fazer por lá.

Tem dicas pra curtir um som, pra bater aquele rango de respeito, pra contemplar a natureza, pra aproveitar com a galera e pra respirar cultura. Prepare-se, sua viagem está prestes a ficar ainda mais perfeita!

Então, já planeje sua hospedagem em um hotel ibis no RJ e venha com a gente:

Música pra todes!

  • Galpão Ladeira das Artes

Quem passa em frente a esta casinha no bairro de Cosme Velho não imagina o lugar incrível que essa fachada esconde. Estamos falando do Galpão Ladeira das Artes, um centro cultural cheio de possibilidades criado para promover o encontro entre o público e talentosos artistas independentes.

A decoração do espaço exala design e arte urbana, com graffiti, objetos ressignificados e aquela estética descolada que mistura o vintage com o novo. Tem até um mini half pipe para quem se arrisca em manobras de skate.

Este é o lugar perfeito para curtir shows, exposições, cineminha e outros rolés culturais.

Onde? Rua Conselheiro Lampreia, 225, Cosme Velho
Quanto? Abre apenas no horário das atividades. Consulte a programação aqui.
Quanto? Varia de acordo com cada atividade. Consulte os valores pelo Instagram da casa

  • Alto Vidigal Brasil
Samba, feijuca e uma vista sensacional você encontra no bar Alto Vidigal Brasil
Créditos: @altovidigalbrasil / Instagram Reprodução
Samba, feijuca e uma vista sensacional você encontra no bar Alto Vidigal Brasil

Feijoada, roda de samba e uma vista magnífica do Rio são a combinação ideal para provar o melhor do espírito carioca. E o Alto Vidigal Brasil, um restaurante no alto do morro que é praticamente um mirante com vista panorâmica, é simplesmente sobre isso!

Assistir ao pôr do sol nesse lugar é uma experiência única!  Embora esteja dentro da comunidade, o espaço é completamente seguro e de fácil acesso. Na entrada do Vidigal, há mototaxistas e kombis que fazem o trajeto até o bar.

Ou, se você preferir, tem vans que saem da esquina da rua Bartolomeu Mitre com a Avenida Delfim Moreira, no Leblon. Neste caso, é preciso reservar pelos números (21) 98094-8215 ou (21) 99818-8491.

Onde? Rua Armando Almeida Lima, 2, Vidigal.
Quando? De quinta a domingo, em diferentes horários, de acordo com os eventos que acontecem por lá.
Quanto? Consulte os valores e compre seu ingresso aqui

  • Casa Camolese / Manouche
Em cima, funciona o delicioso restaurante Casa Camolese; no subsolo, o Clube Manouche, onde você vai curtir jazz, blues e música brasileira
Créditos: @casacamolese/Instagram e @clubemanouche/Instagram - reprodução
Em cima, funciona o delicioso restaurante Casa Camolese; no subsolo, o Clube Manouche, onde você vai curtir jazz, blues e música brasileira

Cerveja artesanal, comidas deliciosas, drinks de respeito e música de qualidade você encontra na Casa Camolese, um lugar cheio de estilo no bairro Jardim Botânico.

Você pode se sentar na área externa e admirar uma vista de tirar o fôlego diante do Cristo Redentor. Ou, se preferir, pode saborear a cerveja artesanal da casa ou drinks no pátio ou salão, que também têm uma decoração surpreendente.

Mas a grande dica é chegar cedo para poder curtir o restaurante e terminar a noite no clube Manouche, um bar no subsolo que recebe shows de jazz, blues, música brasileira e várias outras sonoridades.

Onde? Rua Jardim Botânico, 983, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Quando? Terça a quinta-feira, das 12h às 23h; às sextas e aos sábados, das 12h à 0h; e aos domingos, das 12h às 19h (restaurante). Consulte a programação  e compre ingressos para o Manouche aqui
Quanto? O restaurante tem entrada gratuita. Para o clube, consulte valores e compre seu ingresso aqui

Pra contemplar aquele visu!

  • Parque Municipal da Catacumba
Além de contemplar toda a beleza do Parque Municipal da Catacumba, você pode fazer várias atividades radicais por lá
Créditos: Site oficial da Riotur - Divulgação
Além de contemplar toda a beleza do Parque Municipal da Catacumba, você pode fazer várias atividades radicais por lá

Pensa num lugar perfeito tanto para os fãs de uma aventura radical como para quem curte rolés mais de boas. Este é o Parque da Catacumba, uma área de preservação florestal na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Lá dá para fazer um piquenique, admirar as várias esculturas espalhadas pela natureza e caminhar por uma trilha de 600 metros que dá acesso ao impressionante mirante do Sacopã, de onde você tem uma vista maravilhosa da própria Lagoa Rodrigo de Freitas e do Jardim Botânico.

Para quem ama aquela sensação de friozinho na barriga, o parque tem atividades como rapel, tirolesa, arvorismo e parede de escalada – que são pagas à parte.

Onde? Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa
Quando? Terça a domingo, das 8h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • Cascatinha Taunay
Olha essa cascata! Impressionante!
Créditos: Welington Camilo e Fulviusbsas - Wikimedia Commons
Olha essa cascata! Impressionante!

Para quem quer dar aquela renovada nas energias, nada melhor do que uma cachoeira. E, no seu passeio pelo RJ, você pode contemplar a maior cascata do Parque da Tijuca, com seus 35 metros de altura.

É um cenário de tirar o fôlego! Não é permitido se banhar embaixo da queda d’água da Cascatinha Taunay. Mas, um pouco mais para a frente, existe uma piscina natural para você curtir à vontade.

Esse local lindão ainda tem uma ponte de pedra em formato de arco romano emoldurando a cascata. Foi uma construção de Job Justino de Alcântara.

Onde? Parque da Tijuca – Setor A – Floresta da Tijuca – Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista
Quando? diariamente das 8h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • The Maze Rio
Assistir ao pôr do sol no The Maze Rio é uma experiência única
Créditos: @themaze_rio/Instagram - reprodução
Assistir ao pôr do sol no The Maze Rio é uma experiência única

Com uma vista espetacular do RJ, o The Maze Rio é um mirante construído em 1981 pelo britânico Bob Nadkarni na comunidade de Tavares Bastos, no Catete.

O local tem uma arquitetura pra lá de criativa, com mosaicos nas paredes, feitos de forma colaborativa por pessoas de vários países. E o nome The Maze, que em português significa “o labirinto”, remete às formas das favelas cariocas, cheias de curvas e vielas.

Embora fique dentro da comunidade, o local é bastante seguro e fácil de acessar. Para descobrir como chegar, visite o Instagram do espaço e veja a explicação em detalhes nos stories em destaque da página.

Onde? Rua Tavares Bastos, 414, casa 66, Catete
Quando? Quarta-feira a domingo, das 13h às 17h
Quanto? Consulte os valores aqui

  • Parque Eduardo Guinle
Dar um rolé no Parque Eduardo Guinle é uma ótima forma de se desligar do caos da cidade
Créditos: Alexandre Macieira - Riotur - Divulgação
Dar um rolé no Parque Eduardo Guinle é uma ótima forma de se desligar do caos da cidade

Seus olhos não darão conta da beleza do Parque Eduardo Guinle! Com jardins projetados pelo francês Gérard Cochet e intervenções de Roberto Burle Marx, o local é perfeito para desligar do cotidiano.

Além da natureza deslumbrante, com várias espécies de plantas tropicais, o espaço é uma referência para os amantes de arquitetura. Por lá, é possível dar aquele look no Conjunto Residencial do Parque Guinle, uma criação modernista do arquiteto Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico de Brasília.

Nessa área verde, também fica o Palácio das Laranjeiras, residência do Governador do Rio.

Onde? Rua Paulo César de Andrade, s/n, Laranjeiras
Quando? diariamente, 24 horas
Quanto? Entrada gratuita

Rolé mais cultizinho

  • Museu do Pontal
O Museu do Pontal é o lugar perfeito para aprender sobre a cultura popular brasileira
Créditos: @museudopontaloficial/Instagram - Reprodução
O Museu do Pontal é o lugar perfeito para aprender sobre a cultura popular brasileira

A nossa cultura popular é festejada em grande estilo pelo Museu do Pontal, que tem um acervo impressionante com cerca de 9 mil obras produzidas por 300 artistas de vários cantos do Brasil.

Essa coleção de milhões foi reunida pelo designer francês Jacques Van de Beuque ao longo de 45 anos de pesquisas e viagens. Você vai encontrar por lá a expressão de todas as cores, sons, sotaques e culturas que tornam nosso país tão rico.

E o museu ainda recebe dança, teatro, shows, visitas musicais guiadas, atividades para a criançada e muito mais.

Onde? Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra da Tijuca
Quando? Quinta a domingo, das 10h às 18h.
Quanto? Entrada gratuita, no entanto a instituição pede uma contribuição voluntária para ajudá-la a manter toda as suas atividades

  • Casa França Brasil
Veja exposições iradas na Casa França-Brasil
Créditos: @casafrancabrasil/Facebook - Reprodução
Veja exposições iradas na Casa França-Brasil

Instalada em um edifício histórico, encomendado em 1819 por D. João VI ao arquiteto francês Grandjean de Montigny, a Casa França-Brasil é um centro cultural dedicado à arte contemporânea.

Outro fato curioso é que este foi o primeiro edifício construído no estilo neoclássico no RJ, o que, mais tarde, se tornaria bastante popular na cidade.

A casa abriga o centro cultural desde 1990 e recebe exposições babadeiras de arte, concertos, feirinhas, cursos e outros rolés culturais.

Onde? Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro
Quando? Terça a sábado, das 10h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • Parque das Ruínas
Teatro, música, exposiçõs e outras atividades costumam ocupar o Parque das Ruínas
Créditos: @parquedasruinas/Facebook - Reprodução | Site da Riotur - Divulgação
Teatro, música, exposiçõs e outras atividades costumam ocupar o Parque das Ruínas

Com uma intensa programação de concertos, shows, exposições e peças de teatro, o Centro Cultural Parque das Ruínas funciona no palacete de Laurinda Santos Lobo, que foi uma grande mecenas das artes modernas no RJ.

O casarão foi restaurado pelo famoso arquiteto Ernani Freire, que preservou e deu destaque para parte da estrutura original do edifício em ruínas, dando aquele toque de design modernão.

Além de curtir a programação, o visitante pode aproveitar a vista surpreendente do centro da cidade e da Baía de Guanabara em um mirante.

Onde? Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Quando? Quinta-feira a domingo, das 9h às 16h
Quanto? Entrada gratuita

  • Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura é simplesmente surpreendente!
Créditos: Mayumi ishikawa - Wikimedia Commons
O Real Gabinete Português de Leitura é simplesmente surpreendente!

Uma das bibliotecas mais bonitas e iradas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura foi construído no século 19 por um grupo de imigrantes portugueses inspirados pelos ideais Iluministas.

A arquitetura resgata o estilo gótico-renascentista popular durante o reinado de Manuel I de Portugal.  E foi inspirada na fachada do monumental Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.  Fazer esse passeio é um jeito de conhecer um pouco mais de história e se sentir em uma das incríveis bibliotecas europeias.

Onde? Rua Luís de Camões, 30, Centro
Quando? Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • Sítio Roberto Burle Marx
O Sítio Roberto Burle Marx abriga toda a coleção de plantas desse grande paisagista brasileiro
Créditos: site oficial do sítio - DIvulgação
O Sítio Roberto Burle Marx abriga toda a coleção de plantas desse grande paisagista brasileiro

Comprado em 1949 por Roberto Burle Marx – e por seu irmão Guilherme Siegfried Burle Marx -, o sítio abriga mais de 3.500 espécies de plantas, organizadas em impressionantes viveiros e jardins.

Você também pode explorar o ateliê de pinturas do artista e o Museu Casa de Burle Marx, com 3.125 obras de arte, objetos e artesanatos. O centro cultural é considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

Antes da chegada dos irmãos, o local era conhecido como Engenho da Bica, porque abrigava fontes de água que serviam à população local.

Onde? Estrada Roberto Burle Marx, 2019, Barra de Guaratiba
Quando? Terça-feira a sábado (exceto feriados), às 9h30 e às 13h30 (visita dura cerca de 1h30)
Quanto? consulte valores e agende sua visita aqui

Um mar de sabores

  • Mercado de Produtores Uptown
Prove mil e um sabores incríveis no Mercado de Produtores Uptown
Créditos: @mercadodeprodutores/Instagram - Reprodução
Prove mil e um sabores incríveis no Mercado de Produtores Uptown

Imagine encontrar uma grande diversidade de sabores em um só lugar. O Mercado de Produtores Uptown reúne inúmeros restaurantes, cozinheiros e outros produtores que preparam delícias para todos os paladares. E, de quebra, ainda rolam shows para animar o fim de semana!

Há opções para quem adora cerveja artesanal, para os veganos, para quem não recusa um doce, para os loucos por burgões, para quem curte uma comidinha mais requintada, para quem ama cozinha bem brasileira e muito mais! Partiu comilança?

Onde? Avenida Ayrton Senna, 5500, Barra da Tijuca
Quando? Segunda a sábado, das 11h à 0h, e, aos domingos e feriados, das 12h às 22h
Quanto? Entrada gratuita

  • Ilha da Gigóia
O passeio na Ilha da Gigóia é um rolé gastronômico e de natureza único
Créditos: @ilhadagigoia/Instagram - Reprodução
O passeio na Ilha da Gigóia é um rolé gastronômico e de natureza único

Se você quer conhecer um lugar lindo, tire o dia para fazer um rolé na Ilha da Gigóia, uma ilhota no meio da Lagoa da Tijuca, com apenas 3 mil habitantes.

Para chegar até lá, faça um passeio de barco saindo da própria Barra da Tijuca (há um acesso a balsas particulares ao lado do prédio da Unimed, na Avenida Armando Lombardi, 400). Você também pode contratar empresas de turismo como a Jardim Oceânico, que oferecem passeios com roteiro fechado.

Além de contemplar essa paisagem magnífica e encontrar pelo caminho animais como o jacaré de papo amarelo,  você pode explorar vários restaurantes, bares e outros lugares deliciosos por lá. Vale mencionar o Café da Ilha, onde dá para tomar aquele brunch, e o Cais Bar, onde você pode provar um suculento canudinho de camarão.

Onde? Ilha da Gigoia – para chegar lá é preciso contratar balsas particulares na Tijuca (o acesso fica ao lado do prédio da Unimed, na Avenida Armando Lombardi, 400, Barra da Tijuca)
Café da Ilha – Rua Dr. Sebastião de Aquino, 170 – Lj. 3 – Barra da Tijuca
Cais Bar – Alameda Dos Ingas, 190 A – Barra da Tijuca
Quanto? Os valores do passeio de balsa são combinados no local de saída, com os próprios barqueiros particulares ou com as empresas de turismo

  • Gatocafé

Duas paixões em só um lugar! Café e gatchenhos são as promessas do Gatocafé para encher sua vida de amor! Lá, você pode brincar com os bichanos, saborear algumas delícias e ainda comprar produtos com tema felino. Tem até aula de yoga com esses animais!

E o mais bacana dessa cafeteria pra lá de temática é que você ainda pode adotar alguns dos gatinhos. Só precisa assumir a responsa de cuidar direitinho do bichinho. Combinado?

Como não poderia ser diferente, a casa também comemora o aniversário dos bichanos residentes. Por isso, é comum encontrá-los comendo quitutes preparados especialmente para eles. Own!

Onde? Rua das Palmeiras, 26, Botafogo | Shopping Via Parque, 2º piso – Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca
Quando? Unidade Botafogo – todos os dias, das 10h às 19h | Unidade da Barra – segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 13h às 21h
Quanto? Entrada gratuita

  • Mirante da Prainha
Coma frutos do mar e tome aquela cervejinha gelada no bar Mirante da Prainha! hummmm
Créditos: @mirantedaprainha/Instagram - Reprodução
Coma frutos do mar e tome aquela cervejinha gelada no bar Mirante da Prainha! hummmm

Como dizia Diogo Nogueira, nada melhor do que “pé na areia, a caipirinha, água de coco, a cervejinha”. E o bar e restaurante Mirante da Prainha conseguiu deixar essa experiência ainda mais impactante.

Seus almoços nunca mais serão os mesmos com uma vista deslumbrante! Colada na praia, a casa serve frutos do mar dos mais diversos jeitos, acompanhados por drinks tropicais refrescantes ou por aquela cerva gelada.

Onde? Avenida Estado da Guanabara, 689, Recreio dos Bandeirantes
Quando? Diariamente, das 11h30 às 17h
Quanto? Entrada gratuita

Partiu happy hour?

  • Bar Surreal
Games de realidade virtual garantem a diversão da galera no Surreal Bar
Créditos: @surrealrio/Instagram - Reprodução
Games de realidade virtual garantem a diversão da galera no Surreal Bar

Dica de ouro para quem ama cultura pop é o Bar Surreal, que vai te conquistar com personagens de filmes, séries e quadrinhos espalhados por toda a parte, criando cenários para fotinhos babadeiras.

O mais legal da casa são os jogos em realidade virtual para curtir junto com a galera. Enquanto você se diverte, todo mundo acompanha seu feito na TV.

E até as comidinhas e drinques autorais são inspirados em produções icônicas como “Batman”, “Matrix”, “Homem-Aranha”, “Star Wars”, “Breaking Bad” e “Peaky Blinders”.

Onde? Rua Paulo Barreto, 102, Botafogo
Quando? Segunda a quarta, das 12h às 23h, quintas, das 12h às 23h45, sextas e sábados, das 12h à 1h, e, aos domingos, das 12h às 23h45
Quanto? Entrada grátis, mas para jogar é cobrado um valor à parte. Consulte os valores aqui

  • Narreal Brew House
No Narreal Brew House, você é que se serve de chopp artesanal em várias torneiras
Créditos: @narreal_brewhouse/Instagram - Reprodução
No Narreal Brew House, você é que se serve de chopp artesanal em várias torneiras

Vá entrando, sinta-se em casa e sirva-se da cerva gelada. Esse é o convite que a Narreal Brew House faz a seus visitantes. Com uma produção bem pequena e super exclusiva, a cervejaria oferece vários tipos de chopp artesanal, e é o público mesmo que se serve. Basta cadastrar a bebida na comanda inteligente, higienizar o copo e abrir a torneira.

O bar também tem um design bem descolado, com inspiração industrial e destaque para o equipamento onde 6 mil litros de cervejas são produzidos por mês ali mesmo.

Onde? Rua Real Grandeza, 129, Botafogo
Quando? Terças e aos domingos, das 17h às 22h30; às quartas e quintas, das 17h à 1h; e às sextas e aos sábados, das 17h às 2h.
Quanto? Consulte os valores aqui

  • Hocus Pocus DNA
Bar Hocus Pocus DNA aposta em uma atmosfera psicodélica dessa cerveja artesanal
Créditos: @hocuspocusdna/Instagram - Reprodução
Bar Hocus Pocus DNA aposta em uma atmosfera psicodélica dessa cerveja artesanal

Você vai provar vários estilos bem diferentes de cerveja artesanal no bar Hocus Pocus DNA. Com uma identidade bem psicodélica, a marca aposta em aromas e sabores bem inusitados, como toques de laranja, banana, abacaxi, manga e maracujá.

A casa, que tem toda uma decoração cheia de estilo, serve também comidinhas à la carte no almoço de segunda a sábado. À noite, a aposta são lanches e porções como coxinha de falafel, azeitonas fritas, croquete de rabada, além de vários tipos de burgões e burritos. Credo, que delícia!

Onde? Rua Dezenove de Fevereiro, 186,  Botafogo
Quando? Segunda, das 12h às 15h e das 18h às 23h; às terças e quartas-feiras, das 12h às 23h; às quintas, das 12h à 0h; e às sextas e aos sábados, das 12h às 2h
Quanto? Entrada gratuita

  • Booze Bar
Olha esses drinks! É muita criatividade
Créditos: @boozebarrj/Instagram - Reprodução
Olha esses drinks! É muita criatividade

Esqueça tudo o que você sabe sobre drinks antes de visitar o Booze Bar. Esse lugar vai te surpreender com coquetéis autorais e mega criativos, inspirados na cultura pop e servidos de modo mágico – e altamente instagramável!

O drink de Alice no País das Maravilhas, por exemplo, é servido em um bule apoiado na lombada de um livro de capa dura, com direito a muita fumaça!

Já o moscow mule de Round 6 acompanha aquela simpática bonequinha que canta “batatinha frita 1, 2, 3…” e dizima quase todo mundo na série. Tem também uma bebida que acompanha um dragão de Game of Thrones, uma servida em um Baby Yoda, e muitas outras coisas fantásticas.

Onde? Avenida Mem de Sá, 63, Lapa
Quando? Terças, quartas, quintas-feiras e aos domingos, das 11h à 0h; e às sextas e aos sábados, das 11h à 1h.
Quanto? Entrada gratuita

Experiências Wow!

Pensando em tornar suas viagens ainda mais incríveis, a Catraca Livre e a marca ibis Styles criaram o Guia Wow!, que mapeia lugares surpreendentes em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Essas cidades foram escolhidas não apenas por sua diversidade e pluralidade cultural, mas porque revelam os lugares que mais combinam com o viajante ibis Styles. Estes são hotéis cheios de personalidade, cada um com um tema diferente, divertido e criativo, que oferecem experiências surpreendentes para seus hóspedes