20 passeios fantásticos em Belém, com direito a gastronomia, natureza e arte

por Oferecimento ibis Styles

Surpreenda-se com as cores, os sabores e as experiências únicas da capital paraense com as dicas que o Guia Wow ibis Styles preparou para você

Se você acha que vai conhecer apenas as belezas da Amazônia em sua viagem a Belém, está redondamente enganado! É óbvio que a capital paraense está imersa nesse universo surpreendente da maior floresta tropical do mundo.

Mas, além da natureza exuberante, tem muitos outros rolês culturais, históricos, cheios de sabor e com muita diversão para curtir na cidade. E o Guia Wow vai te ajudar a viver todas essas experiências surpreendentes.

Então, já reserve sua estadia em um dos vários ibis Styles em Belém e escolha quais destes 20 lugares incríveis você vai conhecer. Só vem com a gente:

Prove sabores únicos!

  • Amazônia na Cuia
Deguste os deliciosos e exóticos sabores da floresta amazônica
Deguste os deliciosos e exóticos sabores da floresta amazônica - Reprodução - @amazonianacuia/Instagram

Explosão de sabores e temperos amazônicos em um só lugar: o restaurante Amazônia na Cuia. Lá, você vai provar um menu degustação completíssimo e com vários pratos, em que escolhe a combinação que mais te agrada. 

E as opções são as mais variadas possíveis: tem açaí, bobó de camarão, maniçoba, vatapá, arroz de pato e o queridinho tacacá, aquele caldinho extraído da mandioca, temperado e servido com jambu – que faz a língua treeemer.

E sabe o que é mais legal? Todas essas delícias são servidas nas tradicionais cuias, item artesanal de origem indígena e símbolo da gastronomia paraense. 

Onde? Rua Domingos Marreiros, 851, Umarizal
Quando? Terça a domingo, das 11h às 15h e das 17h às 22h
Quanto? Entrada  gratuita

  • Cervejaria Cabôca
Você vai experimentar vários estilos de cerveja neste brewpub incrível
Você vai experimentar vários estilos de cerveja neste brewpub incrível - Reprodução - @cervejariacaboca/Instagram

Em um casarão charmoso do século 17, com portas azuis, está instalada a Cervejaria Cabôca. É um brewpub imperdível em Belém, onde se fabrica a cerveja, além de ser bar e restaurante.

Os amantes de uma boa breja podem bebericar os tipos pilsen, american IPA, black IPA, american pale ale, todas elas fresquíssimas, saídas dos tanques diretamente para os copos, prontas para o brinde.

A proposta do espaço é mostrar o orgulho das raízes ancestrais, permitindo inovar, sem esquecer o tradicional que é tão marcante no estilo de vida belenense. Também tem programação musical na casa.

Onde? Avenida Boulevard Castilhos França, 550, Campina
Quando? Terças e quartas, das 18h à 0h; às quintas, das 18h à 1h; às sextas e aos sábados, das 11h30 às 2h; e aos domingos, das 11h30 à 0h
Quanto? Consulte os valores do couvert no Instagram

  • Ámmar Gastro Bar
Ámmar Gastro Bar aposta no encontro inusitado entre sabores de Belém e da Grécia
Ámmar Gastro Bar aposta no encontro inusitado entre sabores de Belém e da Grécia - Reprodução - @ammar.gastrobar/Instagram

O Ámmar Gastro Bar te coloca numa experiência sensorial inovadora. O ambiente sofisticado tem como referências as ilhas gregas de Santorini e Mykonos.

Serve petiscos e pratos de salivar. Já no quesito drinks, o queridinho é o Nazaré, com gin de jambu, tucupi, manga, limão siciliano, xarope e água com gás. A bebida surpreende pela sua acidez, refrescância e sabor.

E lá o que não falta são espaços para tirar fotos instagramáveis e estilosas. Um deles é a rede no teto e as instalações em neon.

Onde? Travessa Almirante Wandenkolk, 1.225, Umarizal
Quando? Terça a quinta, das 12h à 0h; às sextas e aos sábados, das 12h às 3h; e aos domingos, das 12h às 23h
Quanto? Entrada gratuita

  • Vila Container
Cultura, gastronomia e muita diversão você encontra no Vila Conteiner
Cultura, gastronomia e muita diversão você encontra no Vila Conteiner - Reprodução - @vilacontainer/Instagram

O colorido já é visto logo na entrada e conquista quem decide dar um rolezinho pelo Vila Container, complexo gastronômico e cultural estruturado em containers.

Em cada bloco tu encontras diferentes sabores e experiências, entre lojinhas de roupas, bares com cervejas artesanais, drinks e vinhos, além de opções gastronômicas que passam pela cultura oriental, contemporânea e de boteco. Tem um churrasquinho que é sucesso!

Esse espaço plural também abriga exposições artísticas e festivais de cinema. É aquele lugar perfeito para ir com a galera, com o crush ou conhecer novas pessoas.

Onde? Avenida Governador Magalhães Barata, 62, Nazaré
Quando? Todos os dias, das 8h à 0h (verificar nos destaques dos stories o horário de cada estabelecimento)
Quanto? Entrada  gratuita

  • Point do Açaí
Prove açaí servido do jeitão famoso de Belém
Prove açaí servido do jeitão famoso de Belém - Reprodução - @pointdoacaibelem/Instagram e Jaime Souzza/@pointdoacaibelem/Instagram (direita superior)

Você já comeu açaí salgado? Imagine desfrutar dessa delícia acompanhada por camarão, pirarucu, peixe filhote, peixe dourada ou carne de charque. E tudo com aquela farofa d’água, preparada com massa de mandioca fermentada. 

É essa a proposta do Point do Açaí D’Amazônia, um restaurante cheio de estilo que funciona em um casarão antigo. Você vai se encantar pela parede de pedra ou pela varandinha super convidativa do espaço.

A experiência fica ainda mais surpreendente com as caipirinhas mais do que refrescantes ou um bom vinho! 

Onde? Avenida Boulevard Castilhos França, 744, Campina
Quando? Domingo e segunda, das 8h às 16h; e terça a sábado, das 8h às 22h
Quanto? Entrada gratuita

  • Manga Jambu
O Manga Jambu é comandado pela premiada chef Lúcia Torres
O Manga Jambu é comandado pela premiada chef Lúcia Torres - Reprodução - @mangajambubar/Instagram

Ir para Belém e não experimentar a comida da premiada chef Lúcia Torres é quase um pecado. E  estamos falando da elite! Conhecida pelos pratos surpreendentes preparados no Box da Lúcia 37, lá no Ver-o-Peso, maior feira ao ar livre da América Latina, a chef combina sabores únicos e inesquecíveis no restaurante Manga Jambu.

São mais de 36 anos dedicados à gastronomia, área que é a verdadeira paixão de Lúcia. E é por isso que seus preparos são tão especiais. Sem contar que ela adora explorar as frutas locais, como taperebá, cupuaçu e muruci.

A dica é provar a caldeirada mista da chef, à moda da casa, com postas de peixe, camarão rosa, temperos e ervas amazônicas, ovo e batata cozida ao molho tradicional ou com tucupi.

Onde? Travessa Almirante Wandenkolk, 373, Umarizal
Quando? Terça a domingo, das 11h às 15h e das 18h à 1h; e, às sextas e sábados, das das 11h às 15h e das 18h às 3h
Quanto? Entrada gratuita

Caia na noite belenense

  • Beco
Dizaê se esse lugar pra lá de descolado não é perfeito pra uma boa noite em Belém!
Dizaê se esse lugar pra lá de descolado não é perfeito pra uma boa noite em Belém! - Reprodução - @becobelem/Instagram

O clima quente belenense combina com aquela breja geladinha. Quem entra no Beco encontra não só cervejas, mas uma lista de drinks autorais caprichados para se refrescar. Um deles é o Belém, com cachaça de jambu, geleia de açaí, mix sour, uva block e hortelã.

Para acompanhar, o bar também serve petiscos e burgers suculentos, com um precinho bem honesto.

Depois do happy hour, sempre tem programação musical, que vai do funk ao eletrônico, do reggaeton ao hip hop. Tudo isso num ambiente de vibe criativa, com graffitis e neon nas paredes que rendem fotos descoladíssimas.

Onde? Travessa Benjamin Constant, 1.404, Nazaré
Quando? Quarta, quinta e domingo, das 17h à 1h; e sexta e sábado, das 17h às 3h;
Quanto? Entrada gratuita

  • Garden
Este é o lugar perfeito pra quem ama solta a voz em uma noite de karaokê
Este é o lugar perfeito pra quem ama solta a voz em uma noite de karaokê - Reprodução - @gardenbelem/Instagram

Se quer soltar o gogó, a boa da noite belenense é no Garden. Um quintal com jardim charmoso e karaokê animado. Nos dias em que o microfone não é livre, a programação segue ao som de funk, pop, samba, tecnobrega e outros estilos musicais.

Um olho na cantoria e outro na pizza, o grande destaque do cardápio. São feitas com massa artesanal, sendo possível escolher entre as doces e salgadas – se é que dá para optar por uma só.

E para os papudinhos molharem a garganta, tem drinks de respeito ao dispor: a dica é a caipirinha de jambu e o mojito diferenciado que leva morango.

Onde? Rua Presidente Pernambuco, 269, Batista Campos
Quando? Quinta, 19h à à 1h; às sextas e aos sábados, das 18h às 4h; e aos domingos, das 18h à 0h
Quanto? Consulte os valores no Instagram da casa

Porto Lounge Bar
Agrada gregos, troianos e todo mundo: todos os pratos e drinks deste bar são inspirados na mitologia
Agrada gregos, troianos e todo mundo: todos os pratos e drinks deste bar são inspirados na mitologia - Reprodução - @portoloungebar/Instagram

Sentir o gostinho da Grécia sem pagar uma passagem de avião: no ambiente divertido do Porto Lounge Bar, espaço que recém deu as caras no Umarizal, isso é possível.

O cardápio brinca com nomes de deuses da mitologia grega, tipo Gaia (penne ao pomodoro com camarões), Cronos (arroz com lula, caranguejo, camarão, vinho branco e açafrão finalizado com leite de coco) ou Urano (camarão puxado no azeite com alho e legumes).

Os drinks também são divinos! Experimente pedir um Zeus (Black Label, mel, gengibre, limão, float de whisky defumado) ou um Apollo (Ciroc, manjericão, xarope de maçã verde e água com gás). Vai na fé!

Onde? Rua Diogo Móia, 489, Umarizal
Quando? Terças e quartas, das 18h à 0h; às quintas, das 18h à 1h; às sextas e aos sábados, das 18h às 4h; e aos domingos, das 18h à 0h
Quanto? Consulte os valores no Instagram da casa

  • Theatro da Paz + Bar do Parque
Depois de assistir a um espetáculo neste teatro lindo, termine a noite em grande estilo logo ali no bar mais antigo do Brasil!
Depois de assistir a um espetáculo neste teatro lindo, termine a noite em grande estilo logo ali no bar mais antigo do Brasil! - Theatro da Paz: Bruno Leão - site oficial | Bar do Parque: @bardoparque1904/Instagram - Reprodução

Antes ou depois de um espetáculo no belíssimo Theatro da Paz, não é preciso andar nem um minuto pela Praça da República para encontrar o quiosque do Bar do Parque, que foi aberto em 1904 e é considerado o mais antigo do Brasil ainda em funcionamento!

Local excelente para passar um tempo com a família ou amigos. O bar oferece café da manhã, com as tradicionais tapioquinhas paraenses. Tem almoço com pratos à la carte e almoço executivo.

No happy hour é a vez dos chopps geladinhos, cervejas regionais, além de muitos petiscos, como a incomparável unha de caranguejo.

Onde? Esquina da Rua Carlos Gomes com Avenida Presidene Vargas, 402, Campina
Quando? Bar do Parque: Segunda a sexta, das 14h à 0h; e aos sábados e domingos, das 8h à 0h
Quanto? Consulte os valores nas páginas do Theatro da Paz e do Bar do Parque

  • Boteco Meu Garoto
A cachaça de jambu vai provocar intensas emoções na sua boca
A cachaça de jambu vai provocar intensas emoções na sua boca - Reprodução - @botecomeugaroto/Instagra

Não se engane pela fachada simples, o Boteco Meu Garoto oferece uma experiência realmente surpreendente aos clientes: as deliciosas cachaças! Você vai sentir o verdadeiro gostinho amazônico por meio de sabores como açaí, bacuri, cupuaçu e, claro, jambu. Como já dizia Dona Onete, o tremor do jambu é gostoso demais!

E fique sabendo: a cachaça de jambu, planta muito comum na região norte do Brasil, foi popularizada por Leodoro Porto, o brabo que inventou a bebida e é o proprietário da casa! O bar existe há mais de 20 anos e hoje conta com duas unidades.

A forma tradicional de se provar a cachaça no local é em dose, e acompanha um caldinho de carne. A decoração peculiar é um show à parte, pois mescla a simplicidade de um boteco com a qualidade dos produtos.

Onde? Rua Senador Manoel Barata, 928, Campina | Avenida Senador Lemos, 641, Umarizal
Quando? Praça Brasil: Segunda a sexta, das 9h à 0h; e aos sábados, das 16h à 0h; Centro: Segunda a sexta, das 9h à 0h; e aos sábados, das 9h às 14h
Quanto? Entrada gratuita

Rolês com arte, cultura e história!

  • Espaço Cultural Apoena
Celebre a cultura do Pará em grande estilo neste centro cultural
Celebre a cultura do Pará em grande estilo neste centro cultural - Reprodução - @espacoculturalapoena/Instagram 

Shows com muito brega, carimbó, lambada, guitarrada, cumbia e energia boa fazem com que a parada no Espaço Cultural Apoena seja obrigatória. O ambiente é perfeito para todos os públicos, principalmente para quem curte dançar agarradinho.

É a chance conhecer o creme da arte e da cultura do Pará, apreciando o talento de artistas independentes. A dica é chegar cedo se quiser garantir mesa, beleza? A casa costuma lotar pela noite.

Para almoçar, jantar ou petiscar, o local serve peixe feito com açaí, tacacá, maniçoba, caldeirada, casquinha de caranguejo, hambúrgueres artesanais, entre outros pratos.

Onde? Avenida Duque de Caxias, 450, Marco
Quando? Terça, das 11h às 15h e das 18h à 1h; quarta e quinta, das 11h às 15h e das 18h à 2h; sexta, das 11h às 15h e das 18h às 3h; sábado, das 11h às 3h; e domingo, das 11h à 0h
Quanto? Entrada: gratuita

  • Centur
Esse complexo cultural gigante abriga várias galerias de arte, teatro, cinema e outros espaços incríveis
Esse complexo cultural gigante abriga várias galerias de arte, teatro, cinema e outros espaços incríveis - Reprodução - @galeriabeneditonunes/Instagram

Um passeio muito firme é conhecer o Centur, sede da Fundação Cultural do Pará. O complexo foi inaugurado em 1986, logo após a ditadura militar. Esse espaço público gigante abriga uma biblioteca, cinema, galerias de arte, teatro, auditório e um centro de eventos.

A Galeria Theodoro Braga, por exemplo, reúne obras de artistas regionais, nacionais e internacionais, com patrimônio que inclui objetos, instalações, aquarelas, fotografias e vídeos, entre outras técnicas da arte contemporânea.

Já a Galeria Benedito Nunes, com arquitetura diferenciada, que possibilita a integração visual da área externa com a sala de exposições, traz obras que enaltecem a cultura popular paraense em suas diversas linguagens artísticas.

Onde? Avenida Gentil Bitencourt, 650, Nazaré
Quando? Cada espaço tem um horário de funcionamento diferente. Conferir no site da Fundação Cultural do Pará
Quanto? Diversos valores. Consulte no site e Facebook da fundação

  • Centro Cultural Palacete Faciola
Visite o belíssimo Palacete Faciola e aprenda sobre a história do audiovisual no estado
Visite o belíssimo Palacete Faciola e aprenda sobre a história do audiovisual no estado - Bruno Cecim (esquerda superior) e Leandro Tocantins (esquerda inferior e direita) - Agência do Pará/Secretaria de Comunicação do Pará

Um casarão histórico, do início do século 20, que é símbolo da arquitetura de Belém. O Centro Cultural Palacete Faciola abriga a sede do Museu da Imagem e do Som do Pará, e também o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Pará.

Durante a visitação, é possível mergulhar na memória da capital paraense, por meio do acervo documental e exposições permanentes. Uma delas é a “Memorial Palacete Faciola”, ação de educação patrimonial, que valoriza os detalhes arquitetônicos e pinturas artísticas das edificações.

Onde? Rua Padre Champagnat, 1-87, Cidade Velha
Quando? Terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • Solar Barão do Guajará
Olha esse casarão histórico! Simplesmente wow!
Olha esse casarão histórico! Simplesmente wow! - Reprodução - @foto_henderson - @solarbaraodogajara/Facebook | @solarbaraodoguajara/Instagram

Conhecer mais sobre a nossa história é fascinante. E o Centro de Visitação Solar Barão do Guajará te leva por uma viagem no tempo.

Considerado um dos mais antigos e belos solares da cidade, a construção tem inspiração portuguesa. A fachada é revestida de azulejos, com desenhos em formas geométricas nas cores branca e azul. A vista do jardim interno rende fotos surreais nesse lugar cheio de memórias e que faz parte da história da cidade de Belém.

O local é sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, aberto para visitação de segunda a sexta. Também abriga uma biblioteca, com estantes de jacarandá artisticamente trabalhadas.

Onde? Rua D’Aveiro, em frente a Praça Dom Pedro II, 62, Cidade Velha
Quando?  Terça a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h30
Quanto? Entrada gratuita

Vai um cafezinho?

  • Casa Namata
Busque um refúgio na Casa Namata
Busque um refúgio na Casa Namata - Reprodução - @namata.cafe/Instagram

Dá vontade de morar na Casa Namata, sério. O espaço exala conceito e personalidade, em cada detalhe das lojas e cerâmicas. Lugar perfeito para quem curte arquitetura, paisagismo, moda, design, um cafézinho e precisa de refúgio na correria do dia a dia.

A cozinha funciona desde cedo, no café da manhã, segue no almoço, servindo moqueca vegana e risotos, depois adentra o happy hour e só fecha ao anoitecer. Tudo ali é gostoso e descontraído.

Se deseja conhecer outras atrações próximas, vale dar uma esticada até o Espaço São José Liberto, patrimônio histórico do Pará construído em 1749, hoje polo de artesanato local com uma variedade incrível de joias.

Onde? Avenida Conselheiro Furtado, 287, Batista Campos
Quando? Terça a sexta, das 15h às 23h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h
Quanto? Entrada gratuita

  • Café Santo
Um lugar perfeito para provar cafés especiais, comidinhas cheias de sabor e drinks apetitosos
Um lugar perfeito para provar cafés especiais, comidinhas cheias de sabor e drinks apetitosos - Reprodução - @cafesantooficial/Instagram

No Café Santo é para beber e comer rezando. Localizado no coração de Belém, exatamente em frente à Estação das Docas, o bar e restaurante arrasa na decoração repleta de referências paraenses e em um cardápio de petiscos e drinks apetitosos.

A proposta do estabelecimento é conectar a essência da gastronomia tradicional e milenar com uma coquetelaria de vanguarda autoral, cafés preparados com métodos especiais e cervejas com uma pegada tropical.

Outro ponto positivo é que o espaço tem dois andares e oferece acessibilidade, com elevador e escadas.

Onde? Avenida Boulevard Castilhos França, 504, Campina
Quando? Terça a sábado, das 10h à 0h; e aos domingos, das 10h às 23h
Quanto? Entrada gratuita

Pra contemplar aquele verde!

  • Parque do Utinga
Que rolezão para admirar a natureza!
Que rolezão para admirar a natureza! - Estúdio Anderson Mello/Wikimedia Commons 

Não tem como pisar em Belém e deixar de visitar o exuberante Parque Estadual do Utinga, uma unidade de conservação que preserva ecossistemas naturais, estimula a realização de pesquisas científicas e incentiva o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.

Dá para passar o dia inteiro por lá, nas trilhas, espaços turísticos, nos quatro quilômetros de pistas para caminhada ou fazendo um passeio de bike, patins ou skate. Para curtir a natureza e respeitá-la, hein.

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita. Somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas e atividades esportivas como rapel e tirolesa.

Onde? Avenida João Paulo II, s/n, Curió-Utinga
Quando? Quarta a segunda, das 6h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

  • Bosque Rodrigues Alves
80 mil espécies de flora e fauna habitam o Bosque Rodrigues Alves. Impressionante!
80 mil espécies de flora e fauna habitam o Bosque Rodrigues Alves. Impressionante! - Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Belém

O Jardim Botânico da Amazônia, ou simplesmente Bosque Rodrigues Alves, é uma área de preservação ambiental com mais de 80 mil espécies de flora e fauna. O espaço, inaugurado em 1883, tem uma área total de 15 hectares e 10 mil árvores. É um pedaço da floresta amazônica no coração da cidade!

O bosque abriga ainda 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semiliberdade distribuídas na área de mata. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras e  macacos.

Fique de olho na programação: tem atividades de educação ambiental, oficinas de material reaproveitado, plantio de mudas e trilhas monitoradas.

Onde? Avenida Almirante Barroso, 2.305, Marco
Quando? Quarta a domingo, das 8h às 13 h
Quanto? Entrada gratuita

  • Parque dos Igarapés
Só um rolê destes pra dar aquela refrescadona no calor de Belém
Só um rolê destes pra dar aquela refrescadona no calor de Belém - Reprodução - Site oficial

Nas margens do Rio Ariri, o Complexo Ecológico Parque dos Igarapés é um pedaço de floresta preservada. A baita estrutura de turismo e lazer conta com lanchonetes, restaurantes, churrascaria e bares.

O espaço oferece o primeiro circuito de arvorismo do Pará, com 425 metros de extensão. É o único que ocorre em igarapés, que são canais de rios situados no meio da mata e com pouca profundidade,  e coloca o visitante na aventura e emoção do contato com a exuberância amazônica.

Também tem tirolesa, canoagem, muro de escalada e rapel para os corajosos.

Onde? Travessa WE 12, 1.000, Satélite
Quando? Segunda, sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h
Quanto? Entrada gratuita

Experiências Wow!

Pensando em tornar suas viagens ainda mais incríveis, a Catraca Livre e a marca ibis Styles criaram o Guia Wow!, que mapeia lugares surpreendentes em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Essas cidades foram escolhidas não apenas por sua diversidade e pluralidade cultural, mas porque revelam os lugares que mais combinam com o viajante ibis Styles. Estes são hotéis cheios de personalidade, cada um com um tema diferente, divertido e criativo, que oferecem experiências surpreendentes para seus hóspedes.