3 rolês em 1 dia: descubra lugares criativos, cheios de personalidade e estilo em São Paulo

por Oferecimento ibis Styles

Guia Wow! ibis Styles te apresenta experiências surpreendentes na capital, para garantir uma viagem única

Não é novidade para ninguém que São Paulo está recheada de rolês perfeitos para diversos perfis de viajantes. Mas, hoje, o Guia Wow! ibis Styles te propõe um combo de passeios que provavelmente não estão na sua lista de lugares para conhecer na cidade.

São três lugares que você consegue visitar em um mesmo dia. Então, prepare-se para ver muita arte, comer comidas gostosas, curtir uma sessão pipoca em uma espreguiçadeira e, de quebra, terminar seu passeio em uma festa ou show. Bora embarcar nessa?

Museu das Culturas Indígenas, Térreo Virgínia e Cine Cortina valem muito a visita!
Museu das Culturas Indígenas, Térreo Virgínia e Cine Cortina valem muito a visita! - Maurício Burim - divulgação | Pridia - divulgação | Leo Martins - divulgação

Manhã de representatividade

Saindo do seu hotel ibis Styles em São Paulo, após aquele café da manhã reforçado, a primeira parada é o Museu das Culturas Indígenas, que fica próximo à estação Barra Funda da Linha 3-Vermelha do metrô e das Linhas 7-Rubi e 8 Diamante da CPTM.

Como o espaço abre a partir das 9h, já dá para preencher sua manhã com muita arte impactante e cheia de representatividade. O grande diferencial desse museu é que ele foi pensado para valorizar as culturas das várias etnias indígenas que vivem no Brasil.

“Queremos que a sociedade compreenda a importância desses povos, repense suas próprias ancestralidades e raízes culturais e entenda suas demandas por justiça social”, conta Paula Paiva, coordenadora de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Ainda segundo a coordenadora, a instituição surge para “articular, pesquisar, preservar, promover, valorizar e comunicar as línguas nativas, histórias e memórias de resistência e resiliência, patrimônios culturais, produções artísticas, intelectuais e tecnológicas desses povos”.

O Museu das Culturas Indígenas com certeza vai te conquistar
O Museu das Culturas Indígenas com certeza vai te conquistar - Divulgação | Maurício Burim

E o mais legal é que, ao contrário da maioria dos outros espaços culturais, o Museu das Culturas Indígenas tem a participação ativa de representantes dos povos originários na administração e na curadoria das atividades e mostras.

Por isso, espere se encantar por obras das mais diversas linguagens, feitas por artistas de diferentes etnias. É o rolê perfeito para sair da bolha e conhecer outras realidades!

Museu das Culturas Indígenas
Onde? Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca
Quando? Terça a domingo (exceto às quintas), das 9h às 18h; e às quintas, das 9h às 20h.
Quanto? Consulte os valores e compre os ingressos aqui

Tarde multicultural

Seu passeio continua pelos arredores da linha 3-Vermelha do metrô, bem pertinho da estação Anhangabaú. Aproveite a tarde para visitar o Térreo Virgínia, a ocupação criativa de um prédio que estava abandonado no centrão.

É um espaço super descolado que aglutina a feirinha artesanal Barra Funda Autoral, o café e queijaria Matuta e a cervejaria Brass Brew. São múltiplas possibilidades em um mesmo lugar! E cada marca tem o seu propósito.

“Acreditamos muito na economia criativa como um movimento de transformação urbana. Não faz sentido existir tanto edifício ocioso na cidade, principalmente na região central, que é rica em infraestrutura pública e transporte. Por isso, queremos trazer mais gente para consumir, empreender e, é claro, morar no centro”, conta Marcelo Falcão, um dos sócios.

Dá para se divertir muito no Térreo Virgínia
Dá para se divertir muito no Térreo Virgínia - Pridia - divulgação

Bateu aquela fominha? Para quem quiser fazer um lanchinho ou até tomar um brunch, o Matuta Café e Queijaria é perfeito. Especializado em produtos veganos, o espaço oferece várias opções de pães, salgados e doces, além de bebidas quentes e geladas. É tudo muito apetitoso!

Já a feira de arte e design Barra Funda Autoral busca dar visibilidade para a comunidade criativa da região central de SP. E como eles fazem isso? Por meio da curadoria, exposição e venda das obras de artistas e designers locais.

Agora, se você quiser tomar uma cerveja artesanal, um drink e ainda se deliciar com iguarias como tábua de frios, salsicha alemã, queijo coalho e outras comidinhas, vale visitar o cantinho da Brass Brew.

Todo o espaço do Térreo Virgínia é administrado pelo Somauma, o hub criativo que está responsável pelo extenso projeto de restauração desse edifício icônico dos anos 50.

Térreo Virgínia
Onde? Rua Martins Fontes, 205, República
Quando? Terça a sexta a sábado, das 10h à 0h; e aos domingos, das 12h às 22h
Quanto? Entrada grátis

Noite de cineminha + festas

Para encerrar seu dia surpreendente em SP, nossa dica é conhecer o Cineclube Cortina, um espaço no centro que mescla gastronomia, drinks autorais, cinema e música. Fica a 100 metros da estação República, das linhas 3-Vermelha 4-Amarela do metrô, e a 700 metros do Térreo Virgínia.

E esse lugarzinho especial tem uma história curiosa. Antes de ser um centro cultural, o local abrigava um estacionamento. “Era um desejo meu e dos sócios Paulo Vidiz e Rapha Barreto ocupar a cidade democraticamente e retomar a vida cultural no centro. Por isso, quando visitamos esse lugar, encaramos como um presente: sabíamos que o Cortina seria aqui”, comenta Marcelo Sarti.

Para as festas e shows, as espreguiçadeiras são retiradas do espaço do Cineclube Cortina
Para as festas e shows, as espreguiçadeiras são retiradas do espaço do Cineclube Cortina - Leo Martins - divulgação

Lá, no subsolo, é possível assistir a filmes clássicos ou que não tiveram espaço nos circuitos comerciais, produções infantis, curtas-metragens e documentários. A sala de cinema comporta 80 pessoas, acomodadas confortavelmente em espreguiçadeiras.

Para os festeiros e festeiras de plantão, a casa recebe shows e festas. Fique por dentro de toda a programação de filmes e outras atividades que acontecem por lá neste link aqui.

Achou pouco? Tem mais! No térreo funciona um bar com criações de Chula Barmaid inspiradas em clássicos do cinema revisitados e um restaurante com pratos pensados por Dani França Pinto e Fernanda Camargo baseados na pluralidade da gastronomia paulistana. Quem cuida da operação diária é a chef Isabelli Carolini.

Cineclube Cortina
Onde? Rua Araújo, 62, República
Quando? O subsolo abre apenas no horário das exibições de filmes, shows e festas, mas o restaurante funciona de terça e quarta, das 12h à 0h (cozinha até 23h); de quinta, sexta e sábado, das 12h às 2h (cozinha até 0h); e, aos domingos, das 12h às 21h
Quanto? Consulte os valores e compre seu ingresso aqui

Experiências Wow!

Pensando em tornar suas viagens ainda mais incríveis, a Catraca Livre e a marca ibis Styles criaram o Guia Wow!, que mapeia lugares surpreendentes em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Essas cidades foram escolhidas não apenas por sua diversidade e pluralidade cultural, mas porque revelam os lugares que mais combinam com o viajante ibis Styles. Estes são hotéis cheios de personalidade, cada um com um tema diferente, divertido e criativo, que oferecem experiências surpreendentes para seus hóspedes.