Planeje uma viagem incrível à capital paranaense com as dicas do Guia Wow ibis Styles
Conhecida como a capital ecológica do Brasil, Curitiba se destaca por ter muitas áreas verdes e por ser cuidadosamente planejada, com transporte eficiente. Além disso, tem uma vida noturna bem animada. Diz aê, como não incluir essa cidade na sua lista de lugares imperdíveis?
E essa sua viagem para a capital paranaense pode ser muito mais surpreendente do que você imagina! O Guia Wow ibis Styles te desafia a fazer três rolês diferentões e criativos em um só dia.
Você vai visitar um parque que, além de lindo, oferece várias atividades aquáticas; almoçar ou curtir um brunch pra lá de especial; e encerrar a noite em um bar burlesco com drinks de primeira.
Antes de embarcar nessa aventura, veja estes hotéis em Curitiba e reserve sua hospedagem. Ah, uma dica: tem muitos rolês legais no Centro da cidade.
Bora conhecer nosso roteiro de um dia?
Piquenique mais do que perfeito
Com 44 parques, talvez você tenha dificuldade em decidir quais visitar em Curitiba. Mas, não se preocupe, vamos te indicar um local impressionante para começar o seu dia com aquela energia: o Parque Passaúna.
Para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer, nossa sugestão é preparar um piquenique daqueles. Assim, seu café da manhã será repleto de belezas naturais e muita, mas muita, paz.
Mas leve o próprio lanchinho, pois lá não há lanchonetes, cafés ou restaurantes. Dá para comprar várias delícias em locais próximos ao parque.
Depois da comilança, como o lugar fica às margens da represa que abastece a cidade, você consegue praticar vários esportes náuticos com equipamentos sem motor a combustão, como caiaque, canoa havaiana e até stand up paddle. É só alugar todos no local. É muito bacana para os dias de sol!
Não está com vontade de entrar na água? Sem problemas! “O parque possui 3,5km de extensão e ainda conta com ciclovia, churrasqueiras, playground, quadras de areia e espaços com muita natureza para contemplação”, detalha Walquiria Pizatto Lima, gerente de Parques e Bosques da Prefeitura de Curitiba.
Nas suas andanças, vale a pena ir até o mirante, que rende uma vista belíssima do manancial. O caminho é surpreendente, com suas delicadas pontes de madeira, recantos e acesso às ex-olarias (aquelas oficinas que trabalham com cerâmica).
Parque Passaúna
Onde? Rua Eduardo Sprada, s/n, Augusta
Quando? todos os dias, das 6h às 19h
Quanto? Entrada gratuita
Brunch cosmopolita e delicioso
Por volta da hora do almoço, sugerimos um lugar que é puro charme. O Café do Viajante é parada obrigatória no Centro Cívico da cidade para quem quer ter uma experiência bem cosmopolita.
O design criativo com certeza vai te conquistar. “Eu e meu sócio Robson Franzói nos inspiramos nas nossas viagens e degustações de cafés aqui no Brasil e na Europa. Por isso, misturamos várias peças de decoração trazidas dessas vivências”, conta Diogo Fernandes.
A dupla dinâmica foi além. Para dar esse ar viajante, a arquitetura mistura brutalismo (dando aquele ar rústico-industrial) e clássico, evocando muito Paris e Londres, mas não só! Não deixe de apreciar ou fazer sua refeição no jardim babadeiro, que usa como referência a cidade de Chefchaouen, do Marrocos, toda azul e extremamente convidativa.
Você pode escolher desfrutar de um brunch ou de um almoço mais convencional. “Sempre pensamos em trazer algo diferente para nossos clientes, para que eles sintam a mesma experiência que tivemos em algumas cidades ou países com uma cultura de café”, comenta Fernandes.
Independente da sua preferência, não deixe de provar o carro-chefe da casa, que é o Cappuccino do Viajante, feito com chocolate belga e decorado com aviõezinhos.
Você vai sair de lá com vontade de partir em um mochilão para conhecer o mundo.
Café do Viajante
Onde? Rua Comendador Fontana, 229, Centro Cívico
Quando? Terça a sexta-feira, das 12h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h?
Quanto? Entrada gratuita
Uma noite misteriosa e divertida
Nesse nosso roteiro, você termina a noite em uma vibe bem anos 1920. No Ginger Bar, além de provar drinks classudos e caprichados, o público assiste a apresentações burlescas eletrizantes.
As atrações vão te surpreender, com números de stripteases, danças exóticas, show de vedetes, drag queens, acrobacias com tecidos e argolas, contorcionismo e muito mais.
“O burlesco não foi pensado logo de saída mas, de uma certa maneira, sempre esteve na nossa gênese. Logo no primeiro dia, trabalhamos com a ideia de shows surpresa. E, ao longo do tempo, diversos desses shows passaram a explorar essa linguagem. Hoje, temos as Terças Burlescas, viabilizadas com a curadoria da Giorgia Conceição, a Miss G”, comenta Pedro Vieira, um dos sócios da casa.
“Manter essa arte viva é também manter o espírito da coquetelaria vibrando. O burlesco é sobre liberdade, sobre burlar os padrões. Essa essência é muito importante para nós. Por isso, a Miss G tem dado representatividade às diversas corpas”, acrescenta.
O ambiente segue aquele espírito dos bares secretos da época da lei seca. Isso significa que tem até senha para entrar! “Essa é uma brincadeira lúdica que aproxima nosso público. As senhas versam sobre a cultura popular de uma maneira geral, além de homenagear grandes artistas e momentos dessa história”, diz Vieira. Para descobrir a palavra mágica da semana, basta ficar atento aos stories do Instagram. Fica sempre nos destaques!
Mas não é só esse aspecto que torna esse rolê todo misterioso. O espaço fica atrás de uma galeria de arte no centro da cidade, também comandada por Vieira. E, quem preferir algo mais intimista, pode se dirigir ao Red Room, um bar dentro do Ginger que é mais reservado, inspirado no cinema de David Lynch e nas surpresas da noite.
Inclusive, há muitas referências cinematográficas no espaço, até nos nomes dos coquetéis. Fala sério, essa é uma ótima maneira de encerrar o dia, não é mesmo?
Onde? Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro
Quando? Segunda a sábado, das 18h à 0h
Quanto? Consulte o valor da entrada aqui
Experiências Wow!
Pensando em tornar suas viagens ainda mais incríveis, a Catraca Livre e a marca ibis Styles criaram o Guia Wow!, que mapeia lugares surpreendentes em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Belém (PA).
Essas cidades foram escolhidas não apenas por sua diversidade e pluralidade cultural, mas porque revelam os lugares que mais combinam com o viajante ibis Styles. Estes são hotéis cheios de personalidade, cada um com um tema diferente, divertido e criativo, que oferecem experiências surpreendentes para seus hóspedes.