Estudantes criam jogo para recuperação de idosos vítimas de AVC
Um grupo de alunos do Colégio Poliedro, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, desenvolveu um aparelho com tecnologia semelhante a um dispositivo Kinect para auxiliar na terapia ocupacional e fisioterapia de pacientes vítimas de AVC, com dificuldades motoras ou demência.
O game está em fase de testes com os pacientes do Hospital REGER Geriatria.
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A primeira fase do projeto é feita com um dispositivo de reconhecimento de gestos de alta precisão, chamado leapmotion. Por meio do equipamento, os movimentos das mãos e dos dedos do paciente são reproduzidos na tela do computador ou TV, permitindo criar exercícios mentais e motores.
Em termos financeiros, a tecnologia possui baixo custo para o tratamento. É necessário um computador de desempenho médio e o dispositivo de gestos, que custa cerca de US$ 90.
Os testes são realizados com a supervisão de uma terapeuta ocupacional do hospital. A fase inicial já vem demonstrando bons resultados, especialmente pelo próprio contato do idoso com os jovens.
Para os alunos envolvidos, descobrir novas tecnologias e ver o bem-estar dos idosos é muito estimulante.
A segunda fase do projeto prevê criação da “casa segura”, um sistema de sensores espalhados pela casa do idoso, que ainda tem autonomia, controlado por um smartphone, que avisará o idoso se ele esquecer um fogão ligado, lâmpada acesa ou torneira aberta ao sair de um cômodo para o outro, entre outras situações. Em caso de queda, alertas serão emitidos para os parentes ou cuidadores.
Já a terceira fase, ainda considerada uma possibilidade futura, seria a monitoria cerebral dos estímulos dos exercícios feitos pelos aplicativos, através de uma bandana com sensores.