Fotos feitas para tratar demência desafiam gentilmente o cérebro
Um escorregador e o pescoço de um flamingo. Um lêmure e uma imagem do pintor Van Gogh. Uma morsa e um cacho de bananas. Os pares de imagens da nova série fotográfica de Laurence Aëgerter são totalmente inesperados e criam conexões sutis. A intenção é ajudar pessoas com demência a exercitar seus cérebros.
Aëgerter trabalhou com especialistas em neurologia e gerontologia ao longo de um ano e meio para desenvolver livros de tratamento terapêutico. Frequentou casas de repouso na Holanda, onde se situa atualmente, e, agora, compartilha o material com pacientes.
Publicado por Dewi Lewis, “Photographic Treatment” compreende cinco livros finos com 30 pares de imagens cada um. Aëgerter obteve a grande maioria deles on-line e fotografou cerca de um décimo para preencher as lacunas que sentia que faltavam.
As imagens mostram pinturas famosas, monumentos, animais, comida ou indivíduos sorridentes. Aëgerter estava principalmente preocupado em encontrar imagens que estimulassem uma reação positiva no espectador.
Como muitas atividades destinadas a envolver pacientes com demência, é mais eficiente olhar para “Photographic Treatment” em duas ou mais pessoas. Mas, ao contrário dos jogos de cartas, quebra-cabeças, livros para colorir e outros elementos, os livros de fotos não possuem um sistema de “certo e errado”. Em vez disso, eles promovem a associação gratuita.
A ideia é levar os pacientes a compartilhar seus pensamentos sobre as imagens e emparelhamentos, dando-lhes oportunidades para pensar de forma criativa. Em vez de fazer perguntas, os cuidadores dizem coisas como: “Eu não esperava isso!” ou “Isso é curioso!” para incentivar a expressão.
“É realmente um gatilho para a fantasia deles, porque seu mundo se torna pequeno neste ambiente de atendimento –muito protegido, sem qualquer surpresa e totalmente aborrecido”, disse Aëgerter ao Hyperallergic. “As pessoas às vezes são tratadas como crianças. Eu pensei: ‘E quanto a desencadear a mente, mas de uma forma menos confrontada?’ Este projeto realmente deixa as pessoas com seu próprio valor. Não há questionário e não há vergonha.”
Leia a reportagem completa no Hyperallergic