Terapia une cavalo e educação para ajudar crianças no RS
Um projeto que une equoterapia e educação está transformando a vida de crianças e adolescentes de baixa renda com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Desenvolvida pela empresa Cavalo Amigo, em parceria com a Secretária de Educação de Porto Alegre, o projeto “Equoterapia e Educação” utilizar os recursos da equoterapia para o tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou deficiências.
A utilização do cavalo para o tratamento produz importante participação no aspecto psíquico, uma vez que o indivíduo usa o animal para desenvolver e modificar atitudes e comportamentos.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
As terapias utilizando cavalo podem ser consideradas como um conjunto de técnicas reeducativas que agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais.
Sob a coordenação da psicóloga Silvia Scheffer e do educador físico Sandro Fernandes, o projeto é desenvolvido em uma área de dez hectares dentro da Sociedade Hípica Porto Alegrense, em um ambiente natural com toda infraestrutura e segurança.
A equoterapia é um trabalho reconhecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e que exige cuidados em relação ao manuseio do cavalo e com os praticantes.