Propaganda cobra divisão de tarefas entre homens e mulheres
A divisão dos trabalhos domésticos entre homens e mulheres é o tema de uma campanha publicitária da Índia. No vídeo, criado pela agência BBDO para o sabão em pó Ariel, um pai faz uma carta à filha e pede desculpas por nunca ter ajudado nas tarefas de casa nem se dado conta do peso dessa carga sobre as mulheres.
Na peça, o pai brinca com o neto, quando a filha chega e, enquanto ela atende a uma ligação profissional no celular, se divide entre dar atenção ao filho e colocar as coisas de casa em ordem, seu marido assiste passivamente à TV.
O pai percebe que esse comportamento se repete geração após geração e decide fazer uma carta à filha em que diz, entre outras coisas: “Me desculpe por você ter que fazer tudo isso sozinha. Me desculpe por nunca ter impedido você de brincar de casinha. Eu nunca disse que este trabalho não é para você fazer sozinha”.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
“Me desculpe em nome de todos os pais que definiram os exemplos errados. Mas não é tão tarde para mudar”, e o vídeo mostra o pai então chegando em casa e, diante da mulher surpreendida, começa a ajudá-la.
Ao final, a mensagem: “Por que lavar roupa é uma tarefa só das mães? Pais, dividam a carga”.
O vídeo se tornou viral. Ele faz parte de uma campanha maior, a #ShareTheLoad (divida a carga, em tradução livre), que aborda o machismo e apoia um equilíbrio maior entre homens e mulheres na responsabilidade pelas tarefas domésticas e foi premiada no Festival Internacional de Cannes do ano passado.
Por QSocial