Conheça 7 plataformas que facilitam vida de médicos e pacientes

22/10/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:03

A área da saúde é caracterizada por ser mais reticente e pragmática na adoção de novas tecnologias e inovações que pudessem melhorar processos e o relacionamento entre médicos e pacientes.

Aos poucos, inclusive com a maior participação de sociedades de classe, hospitais e prestadores de saúde, começam a ser lançadas startups nacionais com objetivo de facilitar a vida dos pacientes e médicos.

 
 

Conheça abaixo sete aplicativos e plataformas que ajudam a melhorar a vida de médicos e pacientes no Brasil: 

1 – Mundo dos Exames – startup que auxilia as pessoas a entender os seus exames médicos e encontrar os melhores prestadores com ou sem plano de saúde, utilizando ferramentas de pesquisa mais simples e intuitivas que as operadoras de saúde ou a busca pela rede particular. No futuro, pretende automatizar outros processos na relação prestador e paciente e expandir para as principais praças brasileiras

Sitewww.mundodosexames.com.br

2 – Zenklub: plataforma que oferece atendimento psicológico online, reduzindo custos, flexibilizando horários e diminuindo as necessidades de deslocamento nos grandes centros. A startup espera contribuir para a maior popularização da Psicologia e oferece atendimentos a partir de R$80. O serviço é autorizado pela resolução CFP Nº 011/2012 do Conselho Federal de Psicologia que regulamentou a orientação psicológica online.

Sitewww.zenklub.com.br

3 – Pega Plantão: o serviço da startup é voltado ao médico e ao gestor hospitalar. Na área da saúde, é muito frequente o funcionamento 24 horas ou a adoção de escalas de trabalho. A plataforma da empresa, presente na nuvem, auxilia a gestão destas escalas, o controle das trocas de plantões, o cálculo de pagamentos e produtividade dos profissionais e até o controle do absenteísmo.

Sitewww.pegaplantao.com.br

4 – Nexth: startup promete melhorar a vida de pacientes, médicos e gestores, oferecendo uma solução web que gerencia os riscos dos pacientes internados (UTI ou não). A empresa realiza a implantação de rotinas de medição objetivando o melhor desfecho possível, possibilitando ganho de qualidade em assistência com redução de custos da internação.

Site: www.nexth.com.br

5 – Diário Cefaleia

Desenvolvido para iOS, esse aplicativo permite que o paciente faça um relatório diário sobre a sua dor de cabeça e até envie um relatório para o médico. É possível fazer um verdadeiro diário com nome, onde está doendo, se é muito forte ou não, se há algum outro sintoma dentre outras informações que se façam necessárias. O próprio aplicativo permite o envio de um relatório para o especialista.

Site:  itunes.apple.com

6 – Genéricos BR

Outro aplicativo bastante útil para os médicos é o aplicativo Genéricos BR. Nesse app, é possível ter acesso a uma lista completa  com todos os medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária até 2012. Além de fornecer o nome, o aplicativo também indica os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes, facilitando o trabalho de procura por uma alternativa a um remédio mais caro.

Disponível para iOS e Android.

7 – Medicinia

O Medicinia é um aplicativo feito exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes. Apesar de muitos já utilizarem outras ferramentas, como oWhatsapp, o diferencial do Medicinia é garantir segurança absoluta das informações compartilhadas. Além disso, é uma maneira de separar assuntos profissionais dos pessoais, o que é ótimo para o profissional da saúde.

Disponível para Android e iOS.