Sistema localiza banco de alimentos para doar comida descartada

18/09/2014 00:00 / Atualizado em 04/05/2020 14:56

A cada três semanas nos Estados Unidos, são jogados no lixo a mesma quantidade de alimentos doados por ONGs de banco de alimentos em um ano. A quantidade que poderia ser distribuída a instituições de caridade e moradores de ruas, acaba simplesmente indo diretamente para o lixo.

Com o objetivo de mudar essa situação, o sistema Food Cowboy promete facilitar as pessoas na cadeia de abastecimento alimentar a encontrarem ONGs especializadas em doar comidas aos menos favorecidas.

Desenvolvido tanto para funcionar na internet, como em dispositivos móveis, a tecnologia pode ser utilizada por qualquer pessoa envolvida na produção, distribuição e varejo de alimentos — agricultores, caminhoneiros, supermercados, restaurantes ou até mesmo os consumidores.

Foto: U.S. Department of Agriculture – Flickr
Foto: U.S. Department of Agriculture – Flickr

O serviço funciona essencialmente como um quadro de avisos para ‘divulgar’ produtos que estão prestes a serem jogados fora. Por exemplo, se uma caixa de tomate se danifica durante o transporte, os responsáveis pela importação podem enviar uma mensagem para a organização da Food Cowboy.

Na mensagem, o responsável deve descrever a qualidade da mercadoria, o motivo pelos quais elas estão sendo descartadas, a localização atual e o destino. ONGs responsáveis pela distribuição de alimentos próximos, podem então coletar a mercadoria. Basta confirmar a notificação de interesse de doação das empresas também por mensagem e retirar a mercadoria no local.

Quando a doação for realizada, a Food Cowboy automaticamente envia um recibo eletrônico de doação, permitindo às empresas e indivíduos doadores tirarem proveito de benefícios fiscais por sua bondade.