Novo teste diagnóstico distingue infecções bacterianas e virais
Uma startup israelense desenvolveu um novo tipo de teste que identifica rapidamente se uma infecção é bacteriana ou viral.
Batizado de ImmunoXpert, o teste interpreta sinais químicos do próprio sistema imunológico do corpo para distinguir, com mais de 90% de precisão, infecções bacterianas de virais, habilitando médicos a tomarem decisões mais conscientes.
A análise israelense foi validada em estudos clínicos envolvendo milhares de pacientes ao redor do mundo. Testes complementares de validação multicêntricos estão em andamento.
Ao invés de tentar acessar e isolar o patógeno, os sofisticados biosensores e algoritmos do ImmunoXpert decodificam as diferentes respostas do sistema imunológico à infecções bacterianas e virais. O kit também pode informar se os sintomas não são causados por infecção alguma.
Os resultados ficam prontos em 99 minutos (a versão da segunda geração reduzirá esse tempo para 15 minutos), mesmo para infecções inacessíveis. O teste não é desorientado por bactérias inofensivas que não tenham ativado o sistema imunológico. Também não há necessidade de ajustar a tecnologia a novas epidemias, como os métodos atuais de diagnóstico requerem, uma vez que o sistema imunológico faz isso naturalmente.
O teste criado pela MeMed, empresa baseada em Haifa, já está sendo usado em hospitais na União Europeia, Suíça e em Israel.
Antibióticos
Como muitas vezes os médicos não podem determinar a causa da infecção, muitos deles prescrevem antibióticos para permanecerem no lado seguro, porém especialistas acreditam que até 50% dos tratamentos com medicamentos antibióticas são desnecessários ou inapropriados.
Além disso, o uso excessivo de antibióticos é o maior desencadeador de variedades resistentes a medicamentos que, estima-se, matam aproximadamente 50.000 pessoas por ano na Europa e nos EUA.
Com informações do site Israel21c