Ação quer ampliar projeto de apps para crianças com câncer
A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) mantém até o próximo dia 30 sua campanha de crowdfunding pelo tratamento adequado de pacientes oncológicos. O dinheiro arrecadado na ação será usado para ampliar o projeto Dodói, que atende meninos e meninas com câncer de todo o Brasil.
O Dodói foi idealizado pela Abrale em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. Uma das frentes do programa é a oferta de aplicativos infantis para facilitar, de forma lúdica, a expressão e a compreensão das necessidades individuais, sejam elas físicas ou psicológicas.
A ideia é se aproximar da linguagem das crianças mais velhas, já que o projeto atende um público de até 14 anos. A Turma da Mônica e sua amiga Maria estão em diversos passatempos dos aplicativos para smartphones e tablets, estimulando o pequeno paciente a encontrar soluções e se divertir.
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- O que fazer em Guarda do Embaú? 3 ideias para o verão
No jogo “Vencendo Batalhas”, por exemplo, a proposta é realizar uma viagem microscópica pelo corpo da Maria, personagem criado para conscientizar sobre a luta contra o câncer infantil.
Já “Cuidando da Maria” é um game de quatro ambientes, em que a criança pode brincar, alimentar, cuidar da higiene e do descanso de Maria, para que ela tenha uma vida saudável e feliz.
Além disso, a ação está presente em mais de 30 hospitais, abordando os conceitos de linfoma, leucemia, transplante de medula óssea e fases de tratamento. O kit Dodói é composto por 15 itens que proporcionam a humanização de profissionais.
Segundo a Abrale, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. “A situação da doença e a necessidade de hospitalização na infância provocam repercussões psicossociais importantes e intensas na vida da criança”, diz a presidente da Abrale, Merula Steagall. “Ao brincar, ela pode recuperar capacidades, desenvolver senso de controle, exercitar a flexibilidade e a espontaneidade, reparar frustrações, exercitar mecanismos de adaptação, melhorar seu desempenho e recuperar a capacidade de diversão e motivação.”
Acesse aqui os jogos “Vencendo Batalhas” e “Cuide da Maria” e os passatempos do projeto.