Cinco aplicativos para uma alimentação saudável

24/08/2015 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 10:27

Manter uma alimentação saudável talvez seja uma das mais populares promessas de Ano Novo. Ainda assim, nós sabemos por experiência própria que isso é mais fácil falar do que fazer. Bom, nunca é tarde demais para se comprometer novamente a um regime de alimentação saudável (especialmente no verão!), seja para finalmente alcançar o peso ideal, melhorar o condicionamento, aderir a um estilo de vida nutricional mais restritivo como o veganismo,  ou simplesmente consumir refeições mais balanceadas e nutritivas.

O site NoCamels avaliou cinco novos aplicativos israelenses que facilitam a alimentação saudável.

[tab:Fooducate]

Comer melhor começa com saber mais. Fooducate, um aplicativo grátis criado pelo empreendedor israelense Hemi Weingarten, está informando os consumidores sobre o conteúdo do alimento que eles estão comprando, para que eles possam fazer escolhas mais saudáveis. A principal função do aplicativo é o “descobridor de alimentos”, o qual permite às pessoas escanear o código de barras de um item alimentício de qualquer grande supermercado americano para ter acesso à sua avaliação nutricional, uma breve explicação sobre sua pontuação e alternativas mais saudáveis.

Utilizando o aplicativo, você pode instantaneamente escanear e ver que uma certa marca de cereal matutino possui uma avaliação nutricional de A menos, por exemplo, pois é feita de cereal 100% integral e possui mais de doze por cento da dosagem diária recomendada de fibras. O aplicativo também possui informações sobre produtos alimentares de redes de fast food como McDonald’s, Taco Bell, entre outras. E por um custo adicional (a partir de $2,99 por mês), você pode ter acesso a funções premium, como o escâner para glúten e alergias e até mesmo um escâner de comidas para animais de estimação. O banco de dados impressionante do Fooducate possui informações sobre mais de 200.000 produtos e continua aumentando. Com milhões de downloads até hoje, o Fooducate planeja entrar no mercado do Oeste Europeu no futuro.

[tab:Nutrino]

Com que frequência você pensa, “O que eu deveria comer hoje?” O Nutrino, um aplicativo de recomendação alimentar personalizada, grátis e baseado em dados, pode responder essa pergunta para você. Fundado por Jonathan Lipnik e Yaron Hadad em Israel, o aplicativo primeiro coleta informações sobre seu estado e de saúde, objetivos e preferências alimentares, e então sugere pratos customizados para todas as suas refeições e lanches. As sugestões vem acompanhadas de receitas e informações nutricionais e os ingredientes podem ser adicionados instantaneamente à sua lista de compras Nutrino. Você registra o que você come durante o dia e o aplicativo ajuda a monitorar o seu progresso e dá dicas sobre como se manter no caminho.

Uma novidade do Nutrino é que ele pode se conectar a aplicativos de atividades físicas e dispositivos vestíveis como o Fitbit e o Runkeeper para levar em conta atividade física, sono e biomarcadores, todos os quais contribuem para criar um plano de alimentação otimizado para cada usuário. Qualquer que seja seu objetivo de saúde –seja perder peso, ganhar músculos ou simplesmente se alimentar melhor– o Nutrino pode ajudar.

[tab:MakeMyPlate]

Você não deveria ter que pular refeições ou seguir programas de dieta caros para perder peso. Com o aplicativo MakeMyPlate você pode entrar em um regime alimentar saudável e balanceado de graça. Fundado pelo psicólogo israelense Alin Cooperman, o aplicativo apresenta uma lista visual de pratos sugeridos para você a cada dia. As refeições são balanceadas, baseadas em orientações nutricionais de especialistas, chegando a 1.200 calorias no total. A interface visual dá a você uma ideia do tamanho ideal das porções. Porém, se você não está com vontade de comer o sanduíche de ovo ou salada de atum que o aplicativo sugeriu para o almoço, você pode facilmente selecionar outro prato com uma contagem de calorias e conteúdo nutricional similar –por exemplo, pão sírio integral recheado com homus e vegetais.

Enquanto o plano principal de perda de peso é gratuito, existem planos premium como o Ultimate New York Diet e o Plano Paleo, entre outros, os quais foram concebidos por nutricionistas de celebridades e custam US$ 4,99. Para uma experiência mais interativa, verifique o website do MakeMyPlate, onde você pode manter um diário alimentar online simplesmente arrastando fotos de comidas para criar pratos virtuais que representam o que você come.

[tab:My Diet Coach]

Chegou o momento de acompanhar a sua dieta de forma mais rápida e eficiente com o aplicativo My Diet Coach para o Apple Watch. Com um simples toque na tela do Apple Watch, ou por comando de voz, os usuários podem registrar a sua ingestão de alimentos e água em segundos, ao contrário de aplicativos para smartphones que exigem mais tempo para inserir informações. Anat Levy, o CEO e fundador do My Diet Coach, argumenta que essa pequena economia de tempo faz uma grande diferença.

Por sorte, para quem ainda não está pronto para investir em um Apple Watch, o aplicativo está disponível para smartphones, e vem com funções adicionais. A versão para smartphone, a qual já foi instalada por oito milhões de usuários, oferece motivação personalizada –exibindo lembretes animados de seus objetivos de saúde, fornecendo dicas específicas para manter a sua dieta em situações como “jantar fora” e “alimentação emocional”, e até ajudando você a resistir a desejos com o “botão do pânico”, que faz uma contagem regressiva dos vinte minutos necessários para resistir ao desejo até que ele passe.

[tab:Go Vegan]

Comer fora não precisa mais ser um incômodo para quem segue um estilo de vida vegano com o aplicativo baseado em localização Go Vegan. Lançado em janeiro de 2013 pelo desenvolvedor de tecnologia israelense Yehuda Goldner, o aplicativo apresenta uma ampla seleção de pratos veganos e dos respectivos restaurantes que os servem –incluindo restaurantes que não são somente e veganos, os quais às vezes passam despercebidos. Utilizar o aplicativo é simples: Digite seu endereço, escolha o que você quer comer em uma lista visual de pratos, e o aplicativo te indica o caminho até o restaurante que serve esse prato (e o preço!). O usuários podem ajudar a melhorar o aplicativo deixando recomendações, compartilhando novos pratos e restaurantes e relatando erros.

Atualmente, o aplicativo apenas está disponível para uso em Israel e São Francisco, mas já existem planos para expandir para Las Vegas e Los Angeles.

Fonte: NoCamels