Dez dicas para evitar as fake news
Por Leo Schreier
Será que estamos sendo justos com o Facebook? Em tempos de algoritmo e influência digital, dentro de uma plataforma com diferentes gerações, como esperar que todas as notícias da sua timeline sejam cem por cento confiáveis? O conselho principal que eu dou é: mude o seu mind Set.
A culpa não é toda da plataforma, mas muito mais de quem não verifica o que está compartilhando. Dificilmente no futuro teremos um sistema com algoritmo capaz de coibir todas as mentiras da rede.
O fato é que nem mesmo os grandes players tradicionais de mídia estão imunes ao erro. Por isso, vou deixar aqui dez dicas pra você não contribuir com as fake news .
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
1) Não compartilhe se você não leu: Um dos maiores problemas da velocidade da
informação é as pessoas se informarem por manchetes, sem ao menos ler a notícia. Não tire conclusões precipitadas e nem dissemine uma informação que você não leu.
2) Desconfie sempre de uma notícia relevante: Grande parte dos veículos tem o objetivo de influenciar o leitor com parcialidade. Ao se deparar com uma notícia falsa, observe atentamente a manchete. Normalmente as manchetes não vêm com pontos de exclamação ou escritas em maiúsculos para chamar atenção.
3) Preste atenção na URL: É muito comum vermos a URL semelhante aos veículos de credibilidade, como por exemplo bbc.co no lugar de bbc.com. Por isso, compare sempre a URL com o site original.
4) Cuidado com o Clickbait: Outra prática muito comum de sites falsos, é aliar uma manchete sensacionalista com uma imagem que chamem atenção para ter o seu clique. Esses sites normalmente querem obter ganhos com publicidade através do seu clique.
5) Observe a fonte: Uma notícia real estará sempre em um veículo com credibilidade. Busque a mesma notícia em sites confiáveis, principalmente se for uma notícia relacionada à política.
6) “Repassem para todos os grupos”: Sabe aquelas notícias bombásticas sem link que você recebe nos grupos de família do WhatsApp? Todas são falsas. E mesmo que tenham links, pesquise a fonte.
7) Fique atento com a data da notícia: A notícia até pode ser verdadeira, mas o que é uma notícia verdadeira fora de contexto? Esse é um dos erros mais comuns.
8) Você não precisa opinar sobre tudo: É muita gente emitindo opinião sem o mínimo de conhecimento do que realmente está acontecendo. O problema das redes sociais é isso: todo mundo se sente na obrigação de opinar sobre tudo para ter curtidas e se sentirem relevantes e com isso acabam compartilhando informações falsas para gerar engajamento.
9) Influenciador Digital não tem o papel de formar opinião: Não forme sua opinião através do vídeo, meme ou texto de um Influenciador Digital. O Influenciador Digital é uma peça fundamental para o entretenimento, mas no jornalismo funcionam como segunda tela. Normalmente eles vão comentar a notícia e não noticiar. Por isso se informe antes de ter uma opinião.
10) Tenha responsabilidade: Muitas pessoas compartilham algo simplesmente pelo desejo de que seja verdade. É preciso bom senso. A credibilidade é um poder ao alcance de todos, mas são poucos que conseguem.
Leo Schreier é coach de Social Media e Gestor de Carreira de Influenciadores Digitais.