Casa portátil pode abrigar pessoas após desastres naturais

A cidade de Nova York está testando um protótipo de casas que pode ser a solução para abrigar pessoas desalojadas por catástrofes naturais, como o furacão Sandy, que deixou um rastro de destruição na costa leste americana em outubro de 2012 e deixou milhares de sem teto.

O novo conceito, desenvolvido pelo Escritório de Gerenciamento de Emergência de Nova York, é uma casa portátil montada em vários módulos.

O projeto, nomeado como “Urban Post Disaster Housing Prototype” (protótipo de casas urbanas para desastres, na tradução livre), consiste em módulos pré-fabricados, montados em apenas 15 horas. A estrutura possui várias divisões para formar os apartamentos, que são acessíveis para aqueles com necessidades especiais.

O design também incorpora uma enorme eficiência em energia. Além de ser versátil e trazer uma grande ajuda para casos emergenciais, a residência pode ser pensada e desenvolvida para outras situações.

Por enquanto, a casa existe somente como um projeto e já estão sendo realizados experimentos para aperfeiçoar sua estrutura e funcionamento.