EUA: mapas mostram mais de 4 milhões de km² de florestas

21/11/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:16

Os especialistas em cartografia da EarthArtAustralia trabalham criando “mapas ultradetalhados da Terra a partir do espaço”. Depois de exibir as estradas e os rios dos Estados Unidos, eles acabam de lançar um mapa inédito do país usando suas florestas.

São mais de 4 milhões de quilômetros quadrados de árvores e florestas, reunidas com imagens do satélite Landsat, que se juntam para apresentar uma visão interessante da América.

Mapas inéditos mostram mais de 4 milhões de km² de florestas nos EUA
Mapas inéditos mostram mais de 4 milhões de km² de florestas nos EUA

Olhando para diferentes partes dos Estados Unidos, é possível ver a vegetação como uma camada verde aveludada que se arrasta por regiões do país. A empresa usou imagens do período da primavera para destacar as florestas em todo o mapa. Eles conseguiram eliminar outras plantas das imagens de satélite para ter certeza de que estamos apenas olhando as árvores.

“[Landsat] tira fotos da Terra em comprimentos de onda vermelhos, verdes e azuis, como nossos olhos podem ver, mas também em um monte de outros comprimentos que são invisíveis para nós”, explica a empresa, citando infravermelho de onda curta e infravermelho térmico. “Essencialmente, diferentes tipos de vegetação refletem diferentes combinações de todos esses diferentes tipos de luz, então você pode formar um modelo de computador para separar os diferentes tipos de plantas automaticamente.”

Usando dados de código aberto sobre mudanças florestais globais publicados em 2013 pela revista “Science”, a empresa conseguiu juntar os mapas.

Florestas no Alasca e no Havaí
Florestas no Alasca e no Havaí

O modelo eliminou as grandes florestas de pinheiros e juníperos encontradas no Texas, no norte do Arizona e no oeste do Colorado, que aparecem brancas no mapa. Isso porque as “agulhas” das árvores possam ter refletido luz e foram retiradas no processo.

Os mapas estão sendo vendidos e 10% do valor vai para a pesquisa de conservação ambiental. Saiba mais no Etsy e no Facebook.

Com informações do My Modern Met