Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike

Destaque no ranking global da Valve, equipe é a primeira line-up não-masculina a se classificar para uma edição mista do BLAST Premier

24/12/2024 11:03

Quinteto feminino foi destaque no ranking global da Valve – Divulgação
Quinteto feminino foi destaque no ranking global da Valve – Divulgação

A equipe feminina de Counter-Strike 2 da organização brasileira Imperial Esports fez história ao se tornar a primeira formação composta exclusivamente por mulheres a conquistar uma vaga em uma edição mista do campeonato BLAST Premier.

O torneio, que reúne times classificados com base no sistema de ranqueamento da Valve — desenvolvedora do jogo —, acontecerá entre os dias 13 e 19 de janeiro. Nessa edição, 30 das melhores organizações que integravam a lista até 2 de dezembro participarão da competição.

A formação da Imperial conta com as jogadoras Ana “ANa” Dumbravã, Alexandra “twenty3” Timonina, Victoria “tory” Kazieva, Katarina “Kat” Vašková e Zainab “zAAz” Turkie, sob a liderança do técnico Kamen “bubble” Kostadinov.

Apesar de estar em 28º lugar no ranking, a equipe feminina da Imperial garantiu sua vaga porque, segundo o regulamento, apenas uma line-up por organização pode participar. Assim, a FURIA, que também tinha uma equipe feminina ranqueada em 27º, priorizou sua line-up masculina, que ocupava a 10ª posição, para representar a organização.


VEJA TAMBÉM:

Personagens icônicos de ‘Cyberpunk 2077’ invadem universo de ‘Fortnite’


Embora essa seja a primeira vez que um time exclusivamente feminino se classifica para um evento de alto nível da BLAST, jogadoras mulheres já brilharam no cenário competitivo no passado. Em 2014, o time Bad Monkey Gaming, que também tinha Zainab “zAAz” Turkie em sua formação, participou como convidado do Fragbite Masters Season 3, alcançando o 12º lugar.

Ainda sem a definição dos confrontos, o campeonato distribuirá um total de US$ 500 mil em premiação (cerca de R$ 3 milhões na cotação atual). A Imperial Esports disputará uma das oito vagas na fase presencial, que será realizada na Dinamarca.