NFL deve anunciar nova regra para a próxima temporada; entenda

Mudança tem como objetivo reduzir a vantagem das equipes que ganham o sorteio da moeda

27/02/2025 16:20

 Mudança tem como objetivo reduzir a vantagem das equipes que ganham o sorteio da moeda – NFL/Divulgação 
 Mudança tem como objetivo reduzir a vantagem das equipes que ganham o sorteio da moeda – NFL/Divulgação 

A próxima temporada da NFL pode passar por alterações nas regras de prorrogação, segundo declaração recente feita pelo executivo da liga, Troyce. A mudança tem como objetivo reduzir a vantagem das equipes que ganham o sorteio da moeda.

Em entrevista, o mandachuva da NFL refletiu que pode ser o momento de revisar esse regulamento, ressaltando que o Comitê de Competição reconhece a necessidade de abordar o tema.

A vantagem de receber a bola primeiro aumentou desde a temporada de 2011, quando a prorrogação seguia o formato de “morte súbita”. Entre 2017 e 2024, os times que começaram a prorrogação com a posse de bola venceram 56,8% das partidas, enquanto entre 2001 e 2011 essa porcentagem era de 55,4%.

De acordo com as regras atuais, ambas as equipes têm a chance de ter a posse na prorrogação, a menos que um touchdown seja marcado na primeira campanha. Nos playoffs, porém, o cenário é diferente: mesmo que o time inicial marque um touchdown, o adversário ainda tem direito a uma posse. Essa mudança foi implementada após a derrota do Buffalo Bills para o Kansas City Chiefs em janeiro de 2022.

Uma das propostas em discussão é unificar as regras de prorrogação entre temporada regular e playoffs, além de ampliar o período extra para 15 minutos.

Outras possíveis mudanças 

Além dessas possíveis mudanças, a NFL pretende implementar um sistema de medição virtual para determinar primeiras descidas a partir de 2025. O novo recurso notificará a arbitragem imediatamente após a posição manual da bola, mas não substituirá os árbitros que fazem a marcação tradicional com correntes.

Kimberly Fields, vice-presidente de operações da NFL, explicou que o sistema foi testado discretamente na última temporada e que o objetivo para 2025 é aprimorar a tecnologia, treinar os profissionais responsáveis e integrar gráficos para transmissão televisiva e exibição nos estádios. Apesar da novidade, o uso das correntes será mantido como medida de segurança.

O Comitê de Competição também analisará a possibilidade de expandir a assistência de replay para cobrir um número maior de faltas. No entanto, segundo Vincent, até o momento, não há interesse do órgão em permitir que o replay determine se uma infração ocorreu ou não. Apesar disso, a proposta pode ser considerada futuramente.

Atualmente, a assistência por vídeo não pode interromper o jogo para corrigir faltas não assinaladas pelos árbitros. Outra questão em análise é o retorno dos onside kicks, juntamente com a possível adoção permanente da regra de kickoff dinâmico, testada por um ano e considerada bem-sucedida por tornar os retornos mais emocionantes.

Polêmica 

Por fim, a jogada conhecida como ‘tush push’, fundamental para o título do Philadelphia Eagles no Super Bowl, tem sido alvo de debate, especialmente por pressão do Green Bay Packers, que defende sua proibição devido a riscos de lesão. No entanto, Vincent afirmou que a liga não encontrou evidências significativas de contusões associadas a essa jogada em 2024.


NFL confirma novo jogo em SP em 2025; Los Angeles Chargers será o mandante