10 provas de que as crianças são as melhores pessoas

Admita: muitas vezes você fica sem resposta

Por: Portal Lunetas | Comunicar erro

“Mãe, hoje é o amanhã de ontem?” Quem convive com crianças está acostumado com a genialidade das perguntas que elas são capazes de fazer em diversas situações.

Como lidar com as perguntas que as crianças fazem quando começam a se questionar sobre o universo ao seu redor? De acordo com a psicóloga Isabel Gervitz, a vontade de perguntar das crianças é superpotente para a aprendizagem.  “É muito importante que os mais velhos tentem valorizar essa atitude, mesmo quando não sabem dar uma resposta”, diz.

As perguntas podem carregar fantasias, hipóteses e medos, e é muito valioso que os adultos tentem entender de que lugar elas surgem para melhor lidarem com elas. Quando essas perguntas envolvem questões complexas de serem respondidas, ela orienta que o adulto seja honesto e mostre que ninguém sabe de tudo. “É legal ir procurar soluções junto com a criança _ num livro, na internet, conversando com outras pessoas.”

Lunetas perguntou aos leitores “Quais foram as frases e perguntas genais que seus filhos já disseram?”. Veja todas aqui.

Compartilhe:

Autor: Portal Lunetas

Um portal de jornalismo para famílias e interessados na temática da infância. Nele, você encontra reportagens, dicas de eventos culturais, brincadeiras e textos de opinião.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário lunetas da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.