Asteroide em direção à Terra é descoberto por estudantes

Adolescentes observaram que atualmente o corpo celeste está perto do planeta Marte

Por: Redação

Duas adolescentes indianas de 14 anos descobriram um asteroide em direção à Terra com potencial de atravessar o paneta algum dia. O asteroide foi avistado durante uma aula que faz parte de um programa da NASA de pesquisas espaciais na Índia.

As meninas, que são de Surat, cidade no oeste da Índia, usaram um software especializado para analisar as imagens capturadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí.

estudantes que descobriram o asteroide
Crédito: SPACE IndiaAs estudantes Vaidehi Vekariya Sanjaybhai e Radhika Lakhani

No momento, o asteroide etá perto do planeta Marte e sua órbita deve atravessar a Terra em cerca de um milhão de anos, segundo o SPACE India, o instituto onde as duas meninas estudam.

“É um objeto que está atualmente perto do planeta Marte e, com o tempo, evoluirá para um asteroide que cruza a Terra (daqui a cerca de um milhão de anos)”, informou o centro de estudos espaciais em sua página no Facebook, ao parabenizar estudantes e professores.

A Agência Espacial Norte Americana reconheceu o feito das estudantes e batizou o corpo celeste provisoriamente de HLV2514. Futuramente, elas poderão escolher o nome do asteroide.

DISCOVERY ALERT!We are proud to announce that two Girls from Surat with the help of SPACE-All India Asteroid Search…

Posted by SPACE India on Friday, July 24, 2020

Milhares de asteroides e cometas são descobertos a cada ano. Essa vigília celeste é importante, pois esses objetos representam uma ameaça potencial à Terra. Se atravessarem a atmosfera e se chocarem com o planeta, podem provocar grandes catástrofes, que podem resultar em extinção da vida.

Compartilhe:

Tags:#Mundo