Cantor Leonardo come fruta perigosa e é socorrido pelo filho
Sertanejo ficou com espinhos na língua depois de comer pequi, fruta típica do cerrado
O cantor Leonardo levou um susto na noite da última quinta-feira. O sertanejo ficou com espinhos na língua depois de comer pequi, fruta típica do cerrado brasileiro.
O cantor foi socorrido pelo filho Zé Felipe, que ajudou o pai a tirar os espinhos da boca com auxílio de uma pinça, que depois brincou com a situação nas redes sociais.
“Foi comer o pequi e mordeu o caroço”, escreveu Zé Felipe ao compartilhar um vídeo no Instagram.
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
Como prestar socorro em casos de engasgo
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Seguem instruções do Ministério da Saúde para agir em caso de engasgo por corpo estranho:
Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.