Copa do Mundo deve gerar 35 bilhões em apostas, diz Barclays

Os valores movimentados durante os jogos da fase de grupo chegaram em US$ 400 milhões em cada partida

Tudo em relação à Copa do Mundo vira notícia, não só o que ocorre dentro de campo, mas também o que cerca os jogos, como, por exemplo, na matéria que falamos sobre a pomada que Neymar passou na camisa durante o intervalo da disputa contra a Coreia do Sul.

Esse interesse também é facilmente notado com uma prática que se tornou muito popular atualmente, as apostas esportivas. Segundo os analistas do Barclays Plc, um total de US$ 35 bilhões será apostado na Copa do Mundo 2022. Isso representa um aumento de 65% quando comparado à edição anterior da competição.

Os valores movimentados durante os jogos da fase de grupo chegaram em US$ 400 milhões em cada partida
Créditos: Banco de imagens | iStock - @Bet_Noire
Os valores movimentados durante os jogos da fase de grupo chegaram em US$ 400 milhões em cada partida

Conversamos com um especialista em jogos de azar da justgamblers.com que apontou como principal fator para tamanho crescimento a proximidade das pessoas com as apostas online durante a pandemia.

Somada a essa nova proximidade está a mudança do calendário da competição, que devido ao clima do Catar, passou a ser entre novembro e dezembro, e não nos meses do meio do ano como de costume. Com isso, os jogos ocorrem nos meses de inverno na Europa e chegam em boa parte do continente durante o horário nobre, com a maior parte da população de férias.

A isso se junta o comportamento de apostas adotado durante a pandemia e a uma audiência que tem demonstrado ser a maior de todos os tempos, não só no Velho Continente, mas também no Brasil.

Iniciado pela nova mídia, o streamer Casimiro Miguel, que está transmitindo diversas partidas da Copa do Mundo ao vivo em seu canal no Youtube, incluindo os jogos do Brasil, comemorou a marca de 5,2 milhões de usuários assistindo em tempo real durante a disputa entre Brasil e Coreia do Sul, pelas oitavas de final da competição.

Já na mídia tradicional, na mesma partida, a rede Globo também registrou a maior audiência da Copa do Mundo 2022, com o mais amplo número de espectadores desde o confronto da Seleção contra a Bélgica na Copa da Rússia, em 2018. Conforme as informações do Painel Nacional de Televisão (PNT), a Globo registrou 53 pontos com 79% das TVS ligadas conectadas na emissora.

Voltando as apostas esportivas, como já é usual, a competição não atraia tanta atenção nos Estados Unidos, onde, segundo a Bloomberg Intelligence, as apostas na Copa do Mundo da FIFA devem chegar na marca de US$ 1,7 bilhão, muito pouco quando comparado a outras competições mais tradicionais nos EUA, como o Super Bowl que movimenta US$ 7,6 bilhões em apostas ou o March Madness no basquete, onde as somas chegam em US$ 3,1 bilhões.

Ainda assim, segundo levantamento da empresa de inteligência de apostas H2 Gambling Capital, as partidas da fase de grupos da competição movimentou a quantia de US$ 400 milhões em cada jogo, e cerca de US$ 1 bilhão por jogo eliminatório, alcançando a projeção de US$ 2,5 bilhões que serão apostados na grande final que ocorre no dia 18 de dezembro de 2022.