Deslizamento de terra em mina de jade mata 126 em Mianmar

Os mineiros estavam extraindo jades quando a mina foi invadida por uma onda de lama

Por: Redação

Deslizamento de terra em minas de jade na região norte de Mianmar, perto da fronteira com a China, deixou ao menos 126 mineiros mortos nesta quinta-feira, 2.

De acordo com as autoridades, esta é uma das piores tragédias do tipo nos últimos anos no país.

 Mianmar
Crédito: Divulgação/Myanmar Fire Services DepartmentBombeiros buscam sobreviventes em deslizamento de terra em nina de jade em, Mianmar

Os mineiros estavam extraindo jades quando a mina, no remoto vilarejo de Hpakant, em Kachin, foi invadida por uma onda de lama provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região.

O deslizamento de terra em minas ocorre com frequência no estado de Kachin. Em abril do ano passado 54 pessoas morreram nesse tipo de acidente.

A indústria de jade é altamente lucrativa, mas praticamente sem regulamentação. Emprega migrantes mal remunerados para extrair esta pedra semipreciosa com alta demanda na China.

Em 2015, a ONG Global Witness denunciou a precária situação na qual trabalham os mineradores de jade em jazidas que são exploradas por guerrilhas, traficantes de drogas e militares, entre outros grupos.

Mianmar é o maior produtor mundial de jadeíta, uma variedade de jade bastante valorizada que é extraída principalmente nas montanhas de Kachin.

Compartilhe:

Tags:#Mundo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.