Morre Kelly Preston, esposa de John Travolta, aos 57 anos
Atriz de 'Jerry Maguire' e 'Irmãos Gêmeos' fazia tratamento contra um câncer
Kelly Preston morreu aos 57 anos de idade, na manhã do último domingo, 12, em decorrência de um câncer de mama. A atriz, que ficou conhecida pelos filmes ‘Jerry Maguire’ e ‘Irmãos Gêmeos’, era esposa de John Travolta.
“É com o coração muito pesado que informo que minha linda esposa Kelly perdeu a batalha de dois anos contra o câncer de mama. Ela lutou de maneira corajosa, com amor e o apoio de muitos”, escreveu o ator no Instagram.
Um representante da família informou à revista People que Preston optou por não revelar o tratamento à imprensa
“Ela optou por manter sua luta de maneira privada, estava em tratamento médico havia algum tempo, apoiada por sua família mais próxima e amigos”, afirmou o representante.
Nascida em 13 de outubro de 1962 no Havaí, Preston trabalhou em dezenas de filmes e séries durante a carreira. Kelly se casou com John Travolta em 1991. O casal teve três filhos – o mais velho deles morreu em 2009 aos 16 anos.
Sinais de câncer e mama
A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes; veja abaixo:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
- Edema (inchaço) da pele;
- Eritema (vermelhidão) na pele;
- Inversão do mamilo;
- Assimetria das mamas;
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- Secreção pelos mamilos;
- Inchaço do braço;
- Dor na mama ou mamilo.
Como reduzir o risco do câncer de mama
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função dos múltiplos fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis, mas além de realizar exames preventivos com frequência, a adoção de alguns hábitos de vida saudáveis, podem diminuir o risco; são eles:
- Manter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura;
- Praticar atividades físicas regulares, pelo menos por 1 hora, 3 dias por semana;
- Evitar sobrepeso;
- Evitar fumar;
- Quando amamentar, fazê-lo pelo maior número de meses possível;
- Evitar ingestão alcoólica excessiva, mais de três drinques de alto teor alcoólico por dia.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.