CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Nuvem de poeira Godzilla chega a Cuba e causa reflexo nos EUA

O fenômeno ocorre todos os anos, mas parece ter se intensificado em 2020.

Por: Redação

A “nuvem de poeira Godzilla”, que saiu do deserto do Saara e atravessou o oceano Atlântico, atingiu Cuba nesta quarta-feira, 24. Seus reflexos já podem ser sentidos no estado da Flórida (EUA).

Na capital cubana Havana, o fenômeno provocou uma piora considerável na qualidade do ar. A previsão é de que a “nuvem de poeira Godzilla” continue sobre a ilha até amanhã.

nuvem de poeira Godzilla
Crédito: Reprodução/Twitter Imagem de satélite mostra a nuvem de poeira Godzilla sobre o Caribe seguindo em direção ao sul dos EUA

Já em Miami (EUA), a qualidade do ar ontem era considerada “moderada”. As autoridades locais pedem que pessoas com problemas respiratórios permaneçam em casa.

A “nuvem de poeira Godzilla” é carregada com material altamente prejudicial à saúde, como “ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio”, além de “vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos, estafilococos e poluentes orgânicos”.

O QUE É ESSA NUVEM, AFINAL?

Uma massa de ar seco que está carregada de partículas de areia se forma sobre o deserto do Saara no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte, todos os anos, e geralmente se desloca em direção ao Oeste sobre o Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias.

Quando ocorre, costuma ser de curta duração, geralmente em torno de uma semana. Contudo, em 2020, surgiram  ventos suaves em certas épocas do ano que tornaram mais propenso o cruzamento da nuvem para o Atlântico.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.