Plantar a Lua: o que significa e como fazer

Colocar o sangue na terra e nas plantas pode ser visto como um ato sagrado para se purificar e renovar

Por: Personare
mãos na terra
Crédito: Big StockEntenda o ritual de plantar a Lua

O ritual de plantar a Lua vem sendo retomado cada vez mais. Mas o que é o ritual lunar ? Nossas ancestrais, em seu momento de Lua (menstruação), se recolhiam todas juntas, por terem o ciclo regulado, em um lugar que chamavam de tenda vermelha.

Nesse lugar só era permitido a entrada de mulheres, pois elas se colocavam de cócoras, permitindo que o sangue da menstruação escorresse de seu cálice sagrado até banhar a terra. Na tenda vermelha, as mulheres teciam sobre seus saberes, partilhavam, cantavam e faziam rituais.

Para as mulheres, esse ato era um momento sagrado onde elas tinham a oportunidade de liberar tudo o que aconteceu no seu último ciclo e podiam se purificar, renovar. Era também o período em que recebiam as instruções necessárias da Grande Deusa para que tivessem um próximo ciclo próspero e abundante. Por isso, acredita-se que a menstruação para a mulher é o momento sagrado, onde a sua magia transborda.

Entenda como você pode plantar a Lua

Para fazer o ritual não existe regra, pois é algo intuitivo e muito individual.

Ao longo da sua lunação (menstruação), você pode coletar seu sangue em um coletor menstrual, colocando em um vidro próprio para armazenar seu sangue.

Outra dica, é colocar em uma garrafinha consagrada de vidro e tampo com uma rolha envolta em um pedaço de plástico. Você pode também enxaguar seu absorvente de pano em uma água e armazenar o líquido também em um vidro.

Atenção: Não é possível plantar a lua colhida com absorventes descartáveis, pois ele contém muitos aditivos químicos que podem contaminar a terra.

Ritual de plantar a Lua

  • Você pode plantar sua Lua no último dia da sua lunação ou quando chegar a lua nova.
  • Dilua o seu sangue em 2/3 de água.
  • Você pode preparar um pequeno altar com seus cristais, incensos, ervas, fotos de suas ancestrais ou até mesmo a imagem de alguma Deusa.
  • Inicie meditando um pouco, entrando em conexão com o seu útero.
  • Você pode invocar as forças da natureza e a Deusa através dos cantos sagrados.
  • Se você tiver um jardim, você pode se colocar de joelhos na terra primeiramente agradecendo por tudo que você viveu, evoluiu, aprendeu e recebeu no último ciclo.
  • Caso você não tenha um jardim, pode repetir o ritual da mesma forma em um local que se sinta confortável e derramar sua Lua nos vasinhos de planta. Ressalto: é importante que o sangue esteja diluído para não nutrir as plantas em excesso!
  • Tenha em mente todos os aprendizados e todas as vivências, em um processo de gratidão.
  • Comece a despejar o sangue na terra visualizando o ciclo se fechando e um novo se abrindo, emanando tudo o que você deseja para este novo ciclo.

Pronto! Agora você pode fechar os olhos e meditar pedindo instruções à Deusa para esse novo ciclo.

Continue lendo para saber mais sobre o ritual de plantar a Lua.

Texto produzido por Gi Crizel e publicado por Personare.

Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.