Aprenda a fazer uma pulseira inspirada nas casas de Harry Potter
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa? Quem é fã de Harry Potter sabe bem em qual das quatro casas de Hogwarts ficaria após a escolha do Chapéu Seletor (se você é fã e não sabe qual seria a sua casa, pelo menos deve ter algum palpite!).
Nós preparamos um tutorial de pulseira inspirada em Hogwarts para quem quer sair com as cores da sua casa por aí (se fãs de futebol podem fazer isso, porque potterheads não poderiam?). E se você não curtir pulseira, pode adaptá-la facilmente para um marca-página.
O segredo da pulseira até poderia ser mágica, mas na real, é a matemática: tem que contar os fios e dar os nós direitinho. A sua primeira tentativa talvez seja mais demorada, mas com o treino, dá para fazer essa pulseira de olhos fechados. Ou melhor: assistindo aos filmes de Harry Potter!
Confira o vídeo:
Abaixo, detalhamos o passo a passo em texto:
Você vai precisar de:
- 1 novelo da cor base
- 1 novelo da cor de destaque
- Fita crepe
- Botão
- Tesoura
A relação de cores para cada casa é a seguinte:
Grifinória: vermelho ou vinho (base) / dourado (destaque)
Sonserina: verde (base) / prata (destaque)
Corvinal: azul (base) / prata ou bronze (destaque)
Lufa-Lufa: amarelo (base) / preto (destaque)
Como fazer:
- Corte 10 fios de cerca de 1,80m da cor base
- Corte 3 fios de cerca de 1,80m da cor de destaque
- Junte todos os fios e dobre-os ao meio
- Corte mais um fio de cerca de 90cm da cor base e junte-o aos restantes
- Dê um nó firme na ponta “dobrada” dos fios, deixando uma alça pela qual o botão consiga passar
- Prenda essa “alça” a uma superfície lisa usando durex (se você fizer em cima de uma cama ou de um sofá, pode usar um alfinete também)
- Separe mechas de três fios cada. Atenção para a ordem:
1ª mecha: cor de destaque
2ª mecha: cor base
3ª mecha: cor de destaque
Mechas restantes (4ª a 9ª): cor base - Pegue a primeira mecha e a coloque por cima da segunda, fazendo o formato do número 4. Passe a ponta do fio da primeira mecha por baixo da segunda mecha e puxe. É basicamente um nó simples, mas é muito importante fazê-lo exatamente dessa forma.
- Repita o passo número 8 usando as duas primeiras mechas (novamente com a primeira passando por cima da segunda, hein?)
- Depois de dar esse segundo nó, empurre a 2ª mecha para o lado e use a 1ª mecha para dar mais dois nós na 3ª mecha, dessa mesma forma como foi explicado acima.
- E assim por diante! Use a 1ª mecha para dar dois nós na 4ª mecha, e depois na 5ª, na 6ª…
- Terminou de dar dois nós na última mecha? É hora então de começar a segunda fileira da pulseira. Pegue a 2ª mecha, que agora é a primeira da fila, e faça exatamente o que a 1ª mecha fez: dê dois nós em cada das mechas, seguindo a ordem delas. É para dar dois nós na 1ª mecha (que agora é a última da fila) também, ok?
- A lógica se repete: quando terminar de usar a 2ª mecha para fazer a segunda fileira, use a 3ª (que então, se torna a primeira da fila) para fazer o mesmo. Faça isso com todas as mechas até a sua pulseira atingir o tamanho que você quer.
- Quando o tamanho já estiver bom, dê um nó simples na ponta dos fios, bem rente ao fim da pulseira.
- Passe o botão por quantos fios for possível e dê um nó apertado. Se quiser, pode reforçar o nó costurando o botão à pulseira. E se você preferir fazer um marca-página a uma pulseira, esqueça o botão!
- Corte a ponta dos fios para fazer o acabamento e… Está pronta!