Veja 6 maneiras diferentes de usar corselet
O que vem à sua mente quando você pensa em corselet? Se a primeira imagem que aparece é um show de dança burlesca, é hora de ampliar os horizontes. A própria atriz Cleo Pires já revelou ser fã da peça em uma entrevista à revista Estilo: “adoro a sensação de que ninguém sabe o que tem ali por baixo. Sei lá, me sinto contida, meio presa. É algo que me diverte”. Mas acredite: essa peça clássica da moda – espartilhos já eram usados no século XVI -, é mais versátil do que você imagina, e pode ser usada à luz do dia.
Primeiramente, é preciso entender a diferença entre corset, corselet e corpete. A revista online Mondo Moda explica que a diferença está na rigidez: corset é aquele modelo mais firme e endurecido, inspirado naquele que as mulheres usavam nos séculos passados, só que bem mais leves do que os antigos (ainda bem, né?). Corselet é um modelo menos rígido, que geralmente é feito com barbatanas de plástico e material elástico. Já o corpete se assemelha mais a uma blusa, e é menos estruturado que os outros modelos.
Não existe o “corpo ideal” para usar corset e corselet. O importante é achar o modelo que ficar mais confortável no seu corpo. E claro: evitar usá-lo apertado demais e por um período de tempo muito longo, para não ter problemas de saúde, como recomendou ao site da Marie Claire o doutor Christopher Ochner, expert em nutrição e perda de peso.
- 5 dicas de como usar o Gemini para planejar sua próxima viagem
- 28 dicas práticas para economizar ainda este ano
- Veja 3 dicas para estudar matemática para o Enem
- Aprenda como fazer decoração de quarto de maneira fácil e barata
Anotou tudo? Então agora vem a parte divertida: aprender a usar corsets e corselets. Embora eles sejam famosos por sua função de lingerie (e em alguns casos, dispensam mesmo o uso do sutiã), há vários modelos que também servem como roupa. Quem dá as dicas para acertar na combinação e conseguir um visual cheio de glamour é o site About Style:
Use com uma blusa
Nem todo corset e corselet foram feitos para ficar debaixo da blusa. Coloque por cima de regatas e camisas de manga curta ou comprida – se forem de algodão, você ainda ganha o bônus do conforto.
Combine com uma calça
Pode ser jeans ou qualquer outro modelo de corte skinny, por exemplo. O legal é usar um modelo de corset ou de corselet mais comprido, que cubra a parte de cima da calça.
Combine com uma saia
O site About Style observa que o par corset / coselet + saia pode ser bem mais dramático do que a opção com calça – mas nada impede que ele funcione. O tipo de saia é o que define o estilo da combinação: se quiser que o visual fique mais prático do que teatral, escolha modelos menos rodados e sem babados.
Use com um vestido
Vestidos mais vintage são a sugestão do About Style, mas corsets e corselets dão um aspecto legal por baixo de modelos mais modernos que sejam acinturados.
Use com um blazer
Corsets e corselets também ficam legais com um blazer ou outro tipo de agasalho bem acinturado.
Use no casamento
Isso mesmo! Há vários modelos de vestidos de noiva que comportam corsets elegantes, que muitas vezes podem vir decorados com pedrinhas brilhantes e pequenas pérolas.
Confira a galeria para se inspirar: