10 provas de que as crianças são as melhores pessoas
Admita: muitas vezes você fica sem resposta
“Mãe, hoje é o amanhã de ontem?” Quem convive com crianças está acostumado com a genialidade das perguntas que elas são capazes de fazer em diversas situações.
Como lidar com as perguntas que as crianças fazem quando começam a se questionar sobre o universo ao seu redor? De acordo com a psicóloga Isabel Gervitz, a vontade de perguntar das crianças é superpotente para a aprendizagem. “É muito importante que os mais velhos tentem valorizar essa atitude, mesmo quando não sabem dar uma resposta”, diz.
As perguntas podem carregar fantasias, hipóteses e medos, e é muito valioso que os adultos tentem entender de que lugar elas surgem para melhor lidarem com elas. Quando essas perguntas envolvem questões complexas de serem respondidas, ela orienta que o adulto seja honesto e mostre que ninguém sabe de tudo. “É legal ir procurar soluções junto com a criança _ num livro, na internet, conversando com outras pessoas.”
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O Lunetas perguntou aos leitores “Quais foram as frases e perguntas genais que seus filhos já disseram?”. Veja todas aqui.