9 estados registram queda na taxa de homicídios
Enquanto na maior parte do país a taxa de homicídios cresce, um grupo de estados vem registrando queda nos últimos anos. São eles: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí e São Paulo.
Para especialistas ouvidos pelo jornal “O Globo”, investimentos em inteligência e ações de longo prazo são algumas das causas que contribuíram para essas regiões reduzirem o número de mortos.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Os dados se referem ao período de 2012 a 2018 e foram obtidos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSPs).
Mas isso não significa que todos esses estados estejam entre os locais menos violentos do país. São Paulo, por exemplo, tem a menor taxa de assassinatos, mas Alagoas continua entre os em pior situação.
A nível nacional, o número de assassinatos continuou crescendo em 2017. A expectativa do FBSP, no entanto, é que a taxa de 2018, ainda não divulgada, diminua. Na contramão, o aumento da letalidade policial preocupa os especialistas.
Segundo dados do FBSP, a percentagem de pessoas mortas pela polícia subiu 22,2% de 2016 para 2017, passando de 4.222 casos para 5.159. No Rio de Janeiro, a elevação foi parecida no período: 21,8%. Os policiais fluminenses mataram 925 pessoas em 2016 e 1.127 no ano seguinte, segundo o “O Globo”.